BAHIA EM REVISTA

Cerca de 30% dos aposentados da Prefeitura já realizaram prova de vida digital

Pouco mais de 3 mil aposentados e pensionistas do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) já realizaram a prova de vida através do aplicativo Meu RPPS. O número é superior a 30% dos 9,7 mil beneficiários que deverão efetuar o procedimento até o próximo dia 15 de agosto. Aberta há pouco mais de uma semana, a validação é anual e obrigatória aos segurados a fim de evitar fraudes e continuidade dos pagamentos.

Desde o ano passado, durante um dos períodos mais críticos da pandemia do coronavírus, a prova de vida passou a ser efetuada apenas de forma virtual, dando mais praticidade e agilidade à população. Antes da implementação do sistema, os beneficiários tinham que se deslocar para a sede da Fumpres, na Avenida Joana Angélica, em Nazaré, portando documentos pessoais.

Com a modernização, todo o processo pode ser feito na palma da mão, sem sair de casa. Aposentada há quase uma década, Lúcia Maria Valle, 67 anos, conta que não perdeu tempo em fazer a prova de vida virtual, que teve início no último dia 15.

“Fiz a renovação da prova de vida logo no dia seguinte após a abertura do prazo, com ajuda do meu filho. Preferi fazer isso logo para não deixar para cima da hora. É o segundo ano que faço tudo pelo aplicativo. A princípio ficava desconfiada em fazer o processo à distância, mas agora vejo o quanto a tecnologia chegou para facilitar. O RPPS é ótimo, já deixo ele baixado no celular”, avaliou.

Passo a passo – Para baixar o aplicativo Meu RPPS, basta ter um smartphone com sistema Android ou iOS. Na plataforma, o beneficiário deverá efetuar um breve cadastro e enviar fotos da frente e do verso de um documento de identificação, que deve conter o número do CPF. Caso contrário, a foto do cartão do CPF deve ser tirada ao lado do documento de identificação.

Além disso, é necessário fazer fotos do rosto para validação biométrica. Na ocasião, não devem ser usados acessórios, como chapéu, boné ou óculos, para facilitar a identificação.

Cada cadastro é submetido ao sistema para verificação, através do cruzamento das informações e imagens que estão na base do sistema com os novos dados. Em caso de inconsistência, aparecerá no aplicativo que a prova de vida foi cancelada e o segurado deverá refazê-la. Quando não há incompatibilidade, a prova de vida já é concluída de imediato.

Dúvidas ou outras informações podem ser esclarecidas por meio do telefone (71) 3202-3490 ou ainda através do e-mail previdencia@ salvador. ba. gov. br.

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.