BAHIA EM REVISTA

Centro Histórico é sede do maior evento de afroturismo da América Latina

O Festival Afrofuturismo Vale do Dendê vai reunir especialistas negros em tecnologia e inovação de todo o Brasil para compartilhar experiências com a comunidade jovem de Salvador. Realizado pela incubadora de startups baiana Vale do Dendê e com patrocínio da Prefeitura, o festival propõe explorar fronteiras e conectar culturas.

O evento, o maior do gênero na América Latina, será realizado no Centro Histórico nos dias 20 e 21 de novembro (segunda e terça). Na ocasião serão promovidas palestras, shows, talks e encontros com a contribuição cultural de 13 países diferentes. Os interessados devem adquirir os ingressos, que estão à venda, através do link www.sympla.com.br/evento/festival-afrofuturismo-ano-v/2190411.

Cofundador da Vale do Dendê e realizador do Festival Afrofuturismo, Paulo Rogério Nunes destacou que o evento é inovador por debater futurismo, inovação, empreendedorismo e criatividade, mas com o diferencial do olhar sobre a diversidade. “Ao fazer esse evento em Salvador queremos passar uma mensagem para o mundo, mostrando que é possível pensar em tecnologia e pensar no futurismo em uma cidade que é a capital criativa e a capital afro do Brasil”, afirmou.

A proposta, detalhou o realizador, é deixar um legado aos participantes do festival. “Queremos inspirá-los a entrar na carreira de tecnologia, na área de criação e também na área de empreendedorismo. É um evento realmente inovador e a gente busca tornar cada vez mais acessível para as pessoas transformarem e impactarem vidas”, arrematou.

Além de representantes das mais de dez nações para o evento, uma delegação de vários estados do Brasil também vai participar da programação. Serão recebidos estudantes e jovens de escolas públicas de Salvador e da região metropolitana, para ampliar os debates e propagar os conteúdos abordados.

Serão debatidos temas como ‘cenários prospectivos, ‘ancestralidade e futuro’, ‘afrofuturismo em histórias em quadrinho’, ‘diversidade no mundo corporativo’, ‘música negra global’, ‘inteligência artificial e impacto social’. A programação completa do evento pode ser conferida em www.afrofuturismo.com.br/festival/festival-afrofuturismo-ano-v/.

Para o diretor de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Gegê Magalhães, a parceria para a realização do festival com a Vale do Dendê, empresa que tem sede no Centro Histórico, vai agregar muito para a cidade e para os soteropolitanos. “Este é um festival muito importante para Salvador e que abrange áreas como tecnologia, diversidade, empreendedorismo, mas também sempre vem com o viés do turismo, já que eles têm a tendência de formar e divulgar a nossa cidade”, declarou.

 

Input your search keywords and press Enter.