Salvador irá sediar o segundo maior evento do mundo sobre aparelho digestivo e o maior da América Latina em patologia clínica e medicina laboratorial, ambos no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio. Os eventos confirmam a força da capital como uma das mais disputadas do país em relação ao turismo de negócios. A estimativa é de que a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo reúna mais de cinco mil pessoas entre os dias 21 e 24 de novembro e que o 56º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, tenha um público de três mil pessoas, entre os dias 10 e 13 de setembro.
Até o final do ano, o empreendimento vai receber 17 congressos, alguns realizados pela primeira vez em Salvador e outros que retornam após um longo período. A expectativa é que esses eventos, previstos para o período de agosto a novembro, reúnam um público superior a 60 mil pessoas. São congressos de diversos segmentos, com ênfase na área médico-científica, além de eventos de outros segmentos, a exemplo da 7ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, que deve reunir seis mil especialistas, do Congresso Brasileiro de Direito Imobiliário e da Conferência Internacional da Sustentabilidade.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Wilson Spagnol, os reflexos da realização de grandes eventos no Centro de Convenções são claramente percebidos. “Quando há grandes congressos, o aumento da ocupação hoteleira ocorre não só no entorno, pois grandes eventos, com público acima de 5 mil, têm potencial para atrair muitos visitantes e a procura por estadia acaba se estendendo por toda a cidade”, afirma. A ABIH monitora todos os meses as taxas de ocupação e a diária média. Nos meses de baixa temporada, a ocupação é maior de segunda a sexta, reflexo do turismo corporativo.
O titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, considera o Centro de Convenções Salvador a peça principal de uma estratégia de turismo corporativo. “Ele mantém os grandes eventos e os grandes encontros empresariais do país acontecendo em Salvador e também o funcionamento das grandes empresas, grandes associações e dos grupos que fazem parte da cadeia do turismo. Isso mobiliza o trade turístico e de serviço da cidade o ano inteiro não só na sazonalidade turística do verão”, ressalta.
Este ano, por exemplo, ele lembra que já há eventos programados para o ano inteiro. Mesmo com a agenda intensa, ainda é possível que novos encontros sejam agendados graças à versatilidade e modularidade do equipamento, que possibilita a realização de eventos simultâneos.
Atrativos – Moderno, o Centro de Convenções Salvador foi projetado para receber todo tipo de eventos, como congressos, feiras, eventos corporativos e até shows e conta com uma localização estratégica, talvez um dos poucos do país frente ao mar. Segundo Ludovic Moullin, diretor geral do CCS, o empreendimento é um dos mais procurados do Nordeste para a realização de eventos de grande porte.
“Isso se deve, além do potencial da cidade e da sua infraestrutura, ao fato de o empreendimento ser gerido pela GL events, empresa líder no mercado mundial de eventos, o que traz grande confiabilidade ao mercado. No caso do CCS, além da nossa equipe de captação local, temos suporte dos escritórios do Rio, de São Paulo e da rede internacional da GL events, que mantém contato com clientes do mundo inteiro, direcionado eventos para os equipamentos que estão sob sua gestão e isso faz toda diferença”, pontua.
Além disso, Moullin observa que, pela sua estrutura, o CCS é um equipamento projetado para abrigar simultaneamente diversos eventos, de diferentes perfis e tamanhos. “Isso acaba refletindo positivamente para o segmento e para a cidade como um todo”, complementa o gestor.
O diretor de relacionamento da CCM Group, maior empresa da América Latina na organização de congressos na área da saúde, Júnior Medeiros, também destaca como uma das variáveis importantes para a escolha do CCS a malha aérea robusta e a localização geográfica próxima a São Paulo. “Também conta a capacidade hoteleira, observando que, em razão da movimentação turística do destino, ela demandará cada vez mais opções quatro e três estrelas”, opina.
“O destino Salvador entrou no radar dos grandes eventos e o seu Centro de Convenções é um equipamento sofisticado, pensado com muito cuidado para atender aos mais diversos perfis de programação. Soma-se a tudo isso, Salvador, com sua cultura forte, bem estabelecida, traz um ambiente enriquecedor e acolhedor para o evento. Essa receptividade, esse sorriso no rosto do baiano conta muito nos nossos eventos, traz uma nova jornada de experiência de muito sucesso e isso é favorável ao destino, que pode voltar a receber esse evento num segundo momento”, acrescenta Medeiros.
A CGM Group é a responsável, este ano, pela realização de seis grandes congressos no CCS, reunindo um público superior a 15 mil pessoas, incluindo a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo e o 56º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.
Estrutura – O CCS tem capacidade para eventos de 50 a 40 mil pessoas por dia e opera ao longo de 365 dias no ano. São aproximadamente 22 mil metros quadrados de área coberta para eventos; 44 mil metros quadrados de área ao ar livre; térreo com dois pavilhões moduláveis de até 5 mil metros quadrados e mezanino com até 4 mil metros quadrados.
De janeiro a meados de agosto, o Centro de Convenções Salvador recebeu 59 eventos e um público estimado em 237 mil pessoas. A agenda completa dos próximos eventos no empreendimento turístico está disponível no site: ccs-salvador.com.br/agenda/.
Crescimento – Nos sete primeiros meses de 2024, Salvador registrou um aumento de 54% na receita proveniente dos turistas que visitaram a capital baiana em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a julho deste ano, os visitantes gastaram cerca de R$ 11,4 milhões na cidade, contra R$ 7,4 milhões em 2023. Os dados são do Observatório do Turismo da Secult e mostram que, no geral, Salvador recebeu cerca de 5,2 milhões de visitantes neste período.