Dando continuidade ao desenvolvimento da política educacional voltada à expansão da oferta do ensino superior em Camaçari, no âmbito da atração de instituições que ofertem cursos de graduação e pós-graduação no município, representantes da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e da administração municipal estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (14). O encontro ocorreu na sala de reuniões da Secretaria do Governo (Segov).
O processo de implantação do campus da Ucsal em Camaçari encontra-se em fase de conclusão, sob análise do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Entre outras questões, a reunião tratou de demandas práticas relacionadas à vinda da instituição de ensino superior.
A proximidade da conclusão do processo de implantação está deixando o reitor da Ucsal, o Padre Maurício da Silva Ferreira, cheio de expectativas. “O motivo da visita aos gestores do município foi para dividir esse momento e, sobretudo, pedir apoio no sentido de cobrar agilidade aos agentes responsáveis por dar os encaminhamentos finais”, destacou.
Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito José Tude falou que uma das metas prioritárias da gestão na área da educação é transformar Camaçari num grande polo universitário. “O processo burocrático pelo qual a implantação do campus da Ucsal no município está passando é comum e transcorre dentro do previsto. No que depender da atenção da prefeitura, no sentido de manifestar interesse e articular a vinda da instituição, para que haja as autorizações necessárias no menor lapso de tempo possível, iremos fazer”.
Ainda estiveram presentes na reunião o secretário do Governo, José Gama, o assessor de Ensino Superior da Secretaria da Educação (Seduc), Marcos Pereira, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ucsal, professora Silvana Carvalho, o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, além de representantes do Poder Legislativo.