BAHIA EM REVISTA

Carnaval dos Carnavais teve velocidade média de 27,4km/h

O trânsito fluiu melhor nas vias de acesso aos principais circuitos do Carnaval. É o que mostra dados de análise do tráfego realizado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). De acordo com as informações obtidas pelo Sistema de gestão Automatizada de Trânsito (GAT), desenvolvido especificamente para analisar de forma estatística as variações de tráfego, os congestionamentos ocorridos durante a festa foram mais curtos que os registrados em 2019.

Isso porque a velocidade média, de 27,4km/h em 2020 contra 21,5km/h em 2019, foi 27% maior, fazendo com que o tempo de deslocamento nas principais vias de acesso fosse o melhor dos últimos anos. O sistema avalia, a cada cinco minutos, as condições de tráfego das principais vias, traçando um comparativo com o ano anterior. Isso permitiu à Transalvador definir estratégias para mitigar problemas no trânsito em horários específicos, promovendo avanços na mobilidade. 

“O sistema possibilitou que, através de dados concretos, fossem colocadas em prática soluções para diminuir de forma inédita os congestionamentos na cidade causados pelo grande fluxo de veículos nas áreas do Carnaval”, explica o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.   

Com base em dados de anos anteriores, foi possível fazer ajustes de forma direcionada, no trecho e no período necessário, o que resultou no aumento da velocidade média nestes locais. Consequentemente, o tempo gasto pelos veículos em congestionamentos foi o menor registrado desde o início da utilização desse sistema, em 2014. Em todos os trechos avaliados, a variação da velocidade média foi positiva em comparação ao mesmo período de 2019. O dia com melhor registro de velocidade média foi domingo de folia, quando a variação chegou a ser 30,9% melhor que em 2019.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.