A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a campanha de vacinação animal antirrábica. A ação, que acontece até dia 27 de setembro, tem a expectativa de vacinar 180 mil animais. Cães e gatos a partir de três meses de idade devem receber a primeira dose da vacina, seguida do reforço anual.
O imunizante está sendo aplicado em 98 unidades de saúde espalhados pela cidade. Tutores podem levar os animais de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além disso, agentes de combate às endemias percorrem as ruas da capital com a aplicação da vacina em pontos volantes e fixos itinerantes.
Pelo segundo ano consecutivo, Salvador adotou também o sistema drive thru para imunização de cães e gatos. A vacinação, nesse modelo, acontece na UniFTC, na Paralela, das 8h às 16h, aos sábados e domingos, até o dia 26 de setembro.
A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Danielle Dantas, destacou a importância da vacinação antirrábica para animais e familiares. “A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade, que pode acometer todos os mamíferos. Através da imunização de cães e gatos nós quebramos esse ciclo. Os animais imunizados estão protegidos para não adquirir a doença, então gera a proteção para eles e para os seres humanos”.