Cajazeiras é o bairro de Salvador que mais realizou solicitações de reparos na iluminação pública, no primeiro semestre deste ano – foram 1.104 registros no período, o que equivale a seis pedidos por dia. Os números são do Fala Salvador e das Prefeituras-Bairro, que indicaram também que Pernambués (827 registros), Itapuã (713) e Federação (556) completam as primeiras posições.
Segundo o gerente de Monitoramento e Manutenção da Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (Dsip), Leonardo Pimentel, algumas dessas regiões têm uma concentração grande de furtos e vandalismo de material, o que ocasiona a interrupção do serviço e, consequentemente, o aumento no número de solicitações.
Juntos, os demais bairros da cidade somaram 18.565 solicitações de reparo direcionadas ao órgão no mesmo período. Para evitar que o serviço seja interrompido e que as ruas fiquem escuras, o órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem mantido as manutenções diárias nos equipamentos da cidade. O reparo ocorre entre 24h e 48h após o pedido, respeitando o grau de urgência de cada demanda.
A eficiência na manutenção é conquistada por meio da atuação preventiva, da análise de dados e da realização de rondas diárias. A Dsip ainda acompanha, juntamente ao solicitante, se o problema já foi solucionado e se ele foi atendido dentro do prazo. Esse acompanhamento ocorre por meio do sistema de monitoramento Olho Vivo.
O principal pedido feito pela população é de conserto de ponto apagado. Além disso, também é de responsabilidade do órgão a manutenção de postes públicos e a troca de lâmpadas e luminárias que permanecem acesas ou piscando durante o dia. A população pode entrar em contato com a Prefeitura para pedir esses outros reparos.
Canais de comunicação – As solicitações podem ser feitas através do Fala Salvador 156, pelo portal www. falasalvador. ba. gov. br ou comparecendo a uma das dez Prefeituras-Bairro distribuídas pela cidade, mediante agendamento prévio. A Dsip também conta com um canal para solicitações emergenciais: o WhatsApp (71) 98549-8728. Casos como choque elétrico em poste, ameaça de queda do poste e apagão (a partir de quatro pontos de iluminação apagados em sequência) podem ser comunicados pelo aplicativo de celular.
“Nós temos dois canais importantes para o registro das solicitações de reparo hoje. Um deles ocorre através do contato feito pelo cidadão por meio dos canais de acesso aos serviços municipais, a exemplo do Fala Salvador. Por esses canais, geralmente, são registrados protocolos para a resolução de problemas pontuais. A outra atuação, chamada de manutenção corretiva, vem através de duas rondas que fazemos, com técnicos que circulam pelas principais vias, a partir das 17h, e vão identificando situações emergenciais. Por exemplo, mais de quatro pontos apagados em sequência é um caso de atuação imediata”, explica Pimentel.