O CadÚnico Itinerante, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), já realizou 116 atendimentos em 69 comunidades da capital baiana neste ano de 2022. Ao todo, o serviço promoveu quase 3,5 mil atualizações cadastrais e inscreveu quase cinco mil novos beneficiários no CadÚnico.
A iniciativa tem o objetivo de descentralizar as demandas da comunidade, alcançando bairros que estão mais afastados das sedes dos serviços e até das Prefeituras-Bairro, fazendo o serviço chegar a quem mais precisa. A dona de casa Cleidiane Fernandes, de 33 anos, decidiu procurar o serviço no bairro pela facilidade de ter o atendimento perto de casa. “Não gasto transporte, e preciso do CadÚnico para garantir benefícios para mim e para o meu filho”.
“O CadÚnico é tudo para mim. Minha filha é bolsista e vim atualizar o cadastro. Melhor ainda que nem precisei sair do bairro para resolver tudo, sem pegar muita fila”, revelou Gilda de Jesus, de 30 anos.
Desempregado há sete anos, Pedro Lima mora no Cabula e, ao saber do serviço no bairro vizinho, decidiu comparecer. Aos 56 anos, ele conta que recebia o Auxílio Brasil (na época, Bolsa Família) durante a pandemia, mas logo depois o benefício foi suspenso. “Era um valor importante, que me ajudava a colocar comida na mesa. Agora vim fazer meu CadÚnico para garantir esse benefício, que tenho certeza que vai me ajudar muito”.