Com um futebol sólido, sobretudo na defesa, o Bahia soube controlar o jogo e conquistou seu primeiro triunfo fora de casa no Brasileirão 2018, Na noite desta quarta-feira (29), em jogo atrasado da 15ª rodada, o tricolor bateu o Ceará por 2 a 0, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, com gols de Lucas Fonseca e Gilberto.
O resultado deixou a equipe com 25 pontos na tabela de classificação, sua maior pontuação ao fim de um 1º turno desde 2003, no início da era dos pontos corridos. O Bahia ocupa o 11º lugar, a um ponto de América-MG (9º) e Fluminense (10º). O tricolor retorna nesta quinta-feira a Salvador e volta a campo neste domingo (2), quando fará seu 3º jogo consecutivo longe de Salvador, desta vez contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Em campo, mesmo com uma escalação com três volantes, o Bahia não abriu mão de sua estratégia de atuar com suas linhas adiantadas e pressionando a saída de bola de adversário. Assim, mesmo fora de casa e sofrendo com o péssimo estado do gramado do estádio Presidente Vargas, o Bahia controlou a partida e tinha o contra-ataque como uma arma extra para chegar ao gol.
O Ceará praticamente só chegava em lances de bola parada, mas quem abriu o placar numa jogada de escanteio foi o Tricolor, aos 27 minutos. Marco Antônio cobrou da direita, Everson desviou no primeiro pau e a bola sobrou para Lucas Fonseca emendar de primeira, sem deixar a bola cair, marcando um golaço no PV.
A partir de então e até o fim do 2º tempo, o Ceará se lançou totalmente ao ataque, pressionando o Bahia, mas sem conseguir finalizações perigosas. O tricolor, nos contra-ataques, ficou por muitas vezes por um passe final para entrar na cara do gol, faltava capricho e às vezes sorte.
Zé Rafael por pouco não ampliou em uma bomba de dentro da área após boa jogada de Elber, mas Everson fez grande defesa e salvou o Ceará, aos 21. O goleiro só não foi mesmo capaz de impedir o gol de Gilberto, aos 41. Novamente Elber foi quem construiu o ataque, e o centroavante recebeu sozinho no meio-campo, avançou com a bola e chutou com força já dentro da área.
O Bahia atuou com: Douglas; Bruno, Everson, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Nilton, Flávio, Zé Rafael (Edigar Junio) e Marco Antônio (Elber); Gilberto (Junior Brumado).