Jogando muito bem e impondo seu jogo sobre o mandante Fluminense, no Maracanã, o Bahia conseguiu um importante ponto fora de casa, na noite deste domingo (5), com um empate em 1 a 1, pela 17a rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o gol de Edigar Junio, aos 36 minutos da etapa final, o tricolor chegou aos 18 pontos na tabela, na 15a posição. A equipe está invicta há seis jogos na competição e com um jogo a menos do que a maioria de seus adversários. A equipe agora dá um tempo no torneio e se concentra para enfrentar o Cerro (URU), em Montevidéu, nesta quarta-feira (8), às 21h45, pelo jogo de volta da 2a fase da Copa Sul-Americana. O próximo compromisso pelo Brasileirão acontece no sábado (11), contra o América-MG, na Fonte Nova.
Em campo, desde os minutos iniciais, foi o Bahia quem mandou no jogo, com suas linhas avançadas na marcação, sem deixar o Fluminense trocar passes e chegar ao ataque. Com o controle da posse, o Bahia chegava muito bem pelo meio, com Vinícius e Zé Rafael, e pelas laterais, sobretudo pelo lado esquerdo, com uma ótima estreia de Paulinho na ala.
Mas na primeira chegada do time carioca ao ataque, o centroavante Pedro acertou uma bomba de fora da área, no ângulo, sem chances para Anderson, abrindo o placar aos 20.
O gol não desanimou nem desesperou o tricolor baiano, que seguiu com a mesma estratégia, sufocando o adversário em seu campo de defesa, sem dar chance para contra-ataques. Num chutaço de primeira de Zé Rafael, da entrada da área, e numa cabeçada de Vinícius da marca do pênalti, o Bahia quase empatou ainda na etapa inicial.
O 2o tempo começou com o Fluminense totalmente recuado e com o Bahia com o domínio das ações, mas com mais dificuldades para chegar ao ataque. Aos 24 minutos, Gilberto teve em seus pés a melhor chance do Esquadrão, na risca da pequena área após falha da zaga do Fluminense, mas a bola escapou e a defesa mandou para escanteio.
Aos 28, o Fluminense teve um chute cara a cara com Anderson, em contra-ataque, mas mandou para fora sua única oportunidade na etapa final. Pressionando, o tricolor baiano seguiu em cima e conseguiu o empate aos 36. Elber, que entrou no lugar de Gilberto, cruzou da meia-direita na cabeça de Edigar Junio, que se antecipou à zaga e mandou no canto do goleiro.
O Bahia atuou com: Anderson; Bruno (Nilton), Tiago, Lucas Fonseca e Paulinho; Gregore, Élton, Vinícius (Éverson), Zé Rafael e Edigar Junio; Gilberto (Elber).