BAHIA EM REVISTA

Avenida Sete tem novo projeto de requalificação

Uma das principais vias de acesso e comércio no Centro de Salvador vai passar por requalificação promovida pela Prefeitura. A ordem de serviço para início das obras na Avenida Sete de Setembro, incluindo a Praça Castro Alves, será assinada pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (6), bem na chamada “Praça do Povo” ou “Praça do Poeta”. A iniciativa integra o eixo Centro Histórico do Programa Salvador 360, que já conta com oito etapas lançadas desde 2017 até janeiro deste ano. A supervisão das ações está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com projeto realizado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

O projeto propõe um conjunto de intervenções físicas, de forma a valorizar o mais importante comércio de rua de Salvador e o principal corredor de acesso ao Centro Histórico, que também é uma via de ligação entre dois importantes centros culturais: as praças 2 de Julho, no Campo Grande, e Castro Alves. A poligonal de intervenção, com de área de 26,7 m² e extensão de 1,5 km, abrange toda a extensão e passeios e prioriza o modo “andar a pé”, com todas as condições de conforto e acessibilidade universal.

A obra tem início no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a rua Carlos Gomes, incluindo o início da rua Chile, na Praça Castro Alves, e segue gradativamente até a Praça 2 de Julho, no Campo Grande, incluindo a Praça da Aclamação. As ações contemplam a ampliação do passeio do lado esquerdo da avenida na direção Campo Grande/Castro Alves, que passará a ter cerca de 5 metros de largura, devido à supressão de uma faixa da via. A largura atual do passeio do lado oposto será mantida.

Para garantir a universalização da acessibilidade, espaços de conforto serão criados na faixa de estacionamento ao longo da Avenida Sete, para descanso dos pedestres. Haverá também criação de 12 áreas de interseção para pedestres, visando proporcionar mais conforto aos usuários ao atravessar a via.

Haverá ainda a construção de rampas de acesso para veículos e rampas para pedestres. Estão garantidas a implantação de faixas elevadas nos cruzamentos com as ruas das Quebranças, Pedro Autran e do Paraíso, nova paginação de piso com a retomada do uso de pedras portuguesas e inserção de uma faixa de granito para o deslocamento das pessoas com deficiência, dentre outras intervenções.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.