Camaçari e toda a comunidade acadêmica celebram um marco histórico para o ensino superior do município. É que, após anos de espera, finalmente, pode-se comemorar o início das atividades da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Campus Camaçari, com a aula inaugural, nesta segunda-feira (17), do curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação. O ato, que abriu oficialmente o semestre letivo 2018.2, ocorreu no Teatro Cidade do Saber.
Ciente da importância que é para o cidadão ter o nível superior, o prefeito Elinaldo Araújo fez um desabafo emocionado. “Eu sou um homem que vim de família humilde, tive que trabalhar cedo para ajudar a sustentar a casa e não tive oportunidade de frequentar uma faculdade. Me tornei político e sofri muito preconceito durante a minha trajetória por conta disso. Na minha caminhada eu me formei na faculdade da vida e sei o que tive que superar para conquistar o meu espaço”, declarou comovido o chefe do Executivo.
Os esforços que a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), fez e segue fazendo para trazer a universidade para o município, mesmo com todas as adversidades políticas, econômicas e sociais que assolam o país, e, com isso, mudar os rumos da educação superior na cidade, foram ressaltados pelo reitor da UFBA, João Carlos Salles.
“Preciso dar um testemunho importante sobre a decisão do prefeito Elinaldo Araújo, juntamente comigo, o deputado federal, Paulo Azi, e a secretária da Educação, Neurilene Martins. Hoje, estamos plantando a semente de uma futura universidade federal em Camaçari, esse é só o começo de uma luta. Isso muito nos honra”, concluiu.
Durante a cerimônia de abertura do semestre letivo, os estudantes receberam o acolhimento e as boas-vindas por parte da equipe técnica de profissionais da universidade. A cerimônia foi aberta pelo violonista da Escola de Música da UFBA, Adriano Oliveira. Nesta terça-feira (18/9), às 8h, acontece a apresentação do curso feita pela coordenação.
Campus – O campus da UFBA em Camaçari funcionará, inicialmente, nas dependências do Prédio Capacitação da Cidade do Saber – espaço cedido temporariamente pela prefeitura – até a conclusão do espaço definitivo, que será no antigo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), situado na BA-512, um dos acessos ao município.
Para abrigar definitivamente o Campus Camaçari, o antigo Ceped passará por uma série de reformas sob a responsabilidade da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA (Sumai). O projeto arquitetônico para o campus prevê infraestrutura com auditório, biblioteca, restaurante universitário, laboratórios, um edifício para as salas de aula e novas instalações para o funcionamento de colegiados, departamentos, grupos de pesquisas e sala de professores, bem como as demais atividades administrativas, e deve estar concluída em um prazo previsto de dois anos.
BI – O BI em Ciência, Tecnologia e Inovação disponibiliza 100 vagas neste primeiro semestre e as atividades acadêmicas serão viabilizadas mediante a atuação de sete docentes e seis servidores técnico-administrativos, provisoriamente, nos pavimentos 1 e 2 do Prédio Capacitação, conforme definição do termo de cooperação firmado entre a UFBA e a prefeitura.
No ciclo inicial, os estudantes terão a possibilidade de cursar o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação, obtendo a titulação em um período estimado de três anos. O curso será ofertado no turno matutino, na modalidade presencial, com carga horária total de 2.410 horas e duração mínima de seis semestres.
Posteriormente à instalação definitiva, serão oferecidas até 300 vagas no mesmo curso e, a partir de 2021, novas vagas para os cursos de engenharia, que comporão o segundo ciclo do campus. Neste momento, os estudantes poderão optar por continuar a sua formação nos cursos de Progressão Linear da área da Engenharia, previstos para serem abertos no campus.