Comerciantes, curiosos, turistas e muitas famílias deixaram um pouco de seu tempo para contemplar a árvore de Natal sustentável da Prefeitura, nos últimos dias, na Praça Maria Felipa, no Comércio. Instalada pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a estrutura de 23 metros de altura e 27 mil garrafas pet foi confeccionada pelo artista plástico Gilson Cardoso, e estará exposta no local até o dia 6 de janeiro.
O presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, entende que a obra significa também um recado sobre sustentabilidade e reuso de materiais do dia a dia. “Nossa ideia é mostrar à população que o lixo pode gerar muitas coisas positivas, inclusive uma árvore sustentável, como essa obra de arte. Nossa expectativa para o Natal é grande, o pessoal gosta, as crianças adoram essa árvore e o pessoal procura conhecer para fotografar”, declara.
Artista plástico que assina a obra, Gilson Cardoso explica que o maior recado dessa proposta é que é possível fazer algo bacana legal com materiais de reaproveitamento, que estão à disposição nas cidades, e que em Salvador não é diferente. “Então, essa é a mensagem, falar de sustentabilidade e que a gente pode dar um futuro melhor para o mundo”, pontua.
Marina Borges Villas-Boas, de 7 anos, veio do Bairro da Paz somente para ver a árvore de garrafas pet. “Com certeza, essa será a minha melhor recordação deste Natal. É uma árvore muito linda, maravilhosa mesmo. O que mais gostei foi saber que ela é feita toda de garrafas e que esse material, se não fosse usado aqui, estaria na natureza”, diz.
A auxiliar administrativa Avanir Barbosa completou 52 na segunda-feira e decidiu se presentear com um passeio ao Centro Histórico da capital baiana, até se deparar e ficar encantada com a árvore de garrafas pet. “Achei a ideia escolhida para construir a árvore super incrível. É um exemplo de sustentabilidade. Perfeito mesmo. É muito importante dar o destino correto a esses materiais descartados. Creio que, se todo mundo fizesse um pouquinho desse jeito, não teríamos tanta sujeira na rua”, alerta. Além da árvore sustentável, a população também pode conferir seis caminhões decorados que rodam pela cidade.