BAHIA EM REVISTA

Alunos aprendem sobre pertencimento ambiental

A Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Cajazeiras VIII vem promovendo, nesta retomada das aulas presenciais na instituição, uma série de ações voltadas para a causa do meio ambiente com as crianças. O trabalho de pertencimento ambiental é dividido em três temáticas: cores e sabores, protetores da natureza e água.

A diretora Mércia Machado lembrou que o meio ambiente hoje é reflexo da ação do homem, e é a partir dos pequenos que a gente tem que começar a introduzir a responsabilidade sobre a natureza. “Essa é a nossa preocupação, fazer deles protetores do meio ambiente para que eles possam usufruir no futuro. Toda a escola trabalha em prol deste tema, desde os alunos dos grupos dois e três, com projetos didáticos, e os alunos dos grupos quatro e cinco que trabalham com o Pertencimento Ambiental, fazendo com que todos pensem no meio ambiente como um todo”.

Para a professora Ailla Mascarenhas, o material atrai o interesse das crianças, que se identificam com a publicação. “Os personagens são variados, trazem a diversidade étnica que trabalhamos na sala, então eles também se identificam com isso. O livro é bem colorido, eles gostam, então vamos casando os campos de experiência e as aprendizagens do currículo”.

A unidade está funcionando presencialmente desde o dia 3 de maio, atendendo uma média de 100 alunos, e o projeto está sendo realizado de forma presencial. Na primeira temática do material, os alunos exploraram a alimentação e a plantação de vegetais, abordando também a alimentação indígena e africana de forma a expandir para o folclore brasileiro. A última temática será voltada para a água.

A pequena Janine Silva, de seis anos, é aluna do Grupo V e disse gostar muito da atividade de molhar as plantas. “Gosto da natureza e de proteger o meio ambiente”. Através de atividade anterior, ela contou que ficou fã de morango, uma fruta que não conhecia.

Já Deivid Costa, também de seis anos, achou a atividade legal. “Estou gostando muito da natureza, porque as árvores são importantes, e me divirto”, declarou o pequeno.

Parceria – O projeto foi lançado em fevereiro de 2020 pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) em parceria com o artista Carlinhos Brown e, somente agora, após um longo período de pandemia de Covid-19, o material passou a ser usado em sala de aula. A iniciativa tem o objetivo de estabelecer um vínculo afetivo entre criança e natureza, a partir de atividades inseridas no material pedagógico e de fortalecer a cultura da importância do meio ambiente.

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