Devido à alta demanda, os atendimentos do Castramóvel no bairro do IAPI, que seriam realizados até esta sexta-feira (6), foram prorrogados até o próximo dia 13. Ofertado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o serviço realiza a castração gratuita de cães e gatos na Rua Conde de Porto Alegre, s/n, no Largo do Tamarineiro.
Somente nos primeiros três meses deste ano, já foram castrados cerca de 1.100 animais. “A esterilização é muito importante para a saúde do animal e do cidadão. Isso porque evita os abandonos e os maus-tratos e previne diversas doenças, como o tumor na mama. Está provado, cientificamente, que o animal castrado vive mais do que o não-castrado”, explica o médico veterinário do CCZ, Aroldo Carneiro.
A professora e protetora dos animais Ana Farias, 46 anos, possui mais de 60 cães e gatos em casa, na região do IAPI. Para Ana, o processo da esterilização animal representa um ato de amor com o pet. “É muito importante o dono vir aqui para realizar o procedimento. Quem castra, protege e, assim, evita doenças tanto para o cão, quanto para o dono”, destaca.
Procedimento – O Castramóvel faz o cadastramento e a triagem dos pets às segundas e terças de cada mês, dias em que são realizadas avaliações para o encaminhamento da cirurgia. Para o atendimento, são distribuídas diariamente 100 fichas. Já o processo de esterilização acontece às quartas e quintas. O responsável pelo animal deve comparecer ao local com documento de identidade, cartão do SUS, e caderneta de vacinação antirrábica aplicada há mais de 10 dias e menos de 1 ano.