BAHIA EM REVISTA

Abertura de festival emociona público

Com os olhos fixos, quase em estado de transe, o público que lotou o Teatro Cidade do Saber na noite desta quinta-feira (31), vibrou e se emocionou com os belíssimos espetáculos de dança que marcaram a abertura da 13ª edição do Festival Nacional de Dança – Ballace, entre eles o LubDub, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), considerado um dos 10 melhores de 2017, segundo a revista Bravo!. A noite se encerra em grande estilo com uma festa a fantasia que promete marcar o primeiro dia de atividades.

Durante os quatro dias do evento, um dos maiores do Brasil no segmento, Camaçari se torna a capital nacional da dança. A cidade vai respirar e transpirar pura arte e reunir estudantes, amantes e profissionais da área, que se dividirão entre ensaios, cursos, oficinas e concursos, onde cada um dará o seu melhor e buscará aperfeiçoar suas habilidades.

A cerimônia de abertura foi acompanhada com muita atenção pelos alunos das turmas de dança da Cidade do Saber. Para Ludmila Maturino, Moradora da Gleba “C” e aluna de balé há 11 anos, essa foi uma oportunidade ímpar de trabalhar no evento de forma voluntária. “Esse é um momento de muito aprendizado”, disse ela fazendo referência não só a sua atuação como colaboradora, mas como aluna de três oficinas. “Hoje fiz a de jazz e amanhã farei a de clássico e de danças urbanas”, finalizou explicando que tudo isso agrega valor ao seu currículo enquanto bailarina.

A professora de Balé, Luana Laires, comemorou o fato de, pela primeira vez, alguns alunos de dança da Cidade do Saber terem a chance de participar, sem custo, das oficinas. “Isso é de grande relevância, pois eles passam a explorar mais os limites do próprio corpo através de outros movimentos, todos transmitidos por profissionais de grande experiência”, declarou ao acrescentar, “de fato o Ballace vai deixar grandes contribuições para pessoas que são de Camaçari”, disse reforçando a importância dos alunos da instituição nas oficinas.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, ressaltou o valor do Ballace, que já possui uma relação afetiva com Camaçari e acontece pela 11ª vez na cidade. “Somos apaixonados por arte e cultura e contribuir para o seu fortalecimento desses segmentos é uma honra pra nós e uma missão que agrada cumprir, especialmente por termos tantos jovens habilidosos que merecem ser notados e reconhecidos pelo mundo todo”, pontuou.

O Ballace é uma oportunidade para formação de plateia na cidade, de oferecer um ambiente de intercambio de conhecimentos e habilidades, além de movimentar a economia e o turismo cultural, aumentando a ocupação de hotéis e pousadas, a busca pelo comércio e serviços da cidade durante os quatro dias de programação intensa.

Mais uma vez o evento vai dispor de uma ampla estrutura para apresentações de palco, oficinas, cursos e palestras, no palco principal, foyer e auditórios do Teatro Cidade do Saber. A iniciativa proporciona muitos encontros, trocas de experiências, incremento à formação, além de revelar, a cada ano, novos talentos.

Iniciado em 2006, o Ballace busca promover e divulgar a dança na Bahia, e reúne muitos dos mais expressivos e reconhecidos nomes dessa linguagem artística que encanta e seduz as mais diversas plateias em todo o mundo. Durante o Festival, professores das maiores companhias e escolas do Brasil, além de ministrarem aulas, integram a banca de jurados.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.