BAHIA EM REVISTA

Maio Amarelo 2025: Campanha em Salvador alerta para os perigos do excesso de velocidade

No Maio Amarelo 2025, a Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), preparou uma ampla programação em diversos segmentos e locais para alertar sobre a importância da adoção de condutas responsáveis no trânsito. O tema deste ano na capital é “Desacelere. Tem sempre alguém te esperando”, para alertar sobre os riscos do excesso de velocidade.

O Maio Amarelo é uma campanha internacional dedicada a chamar a atenção da sociedade para os números de acidentes e de mortes no trânsito. Para sensibilizar a população, a autarquia soteropolitana promoverá durante todo o mês cursos, palestras, ações educativas nas ruas, Circuito Infantil de Bike e campanhas de mídia.

Para as escolas públicas e privadas, a Transalvador vai levar o projeto “Cidadão no Trânsito”, com palestras com abordagens lúdicas para alunos. Nesses encontros, realizados pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), serão abordados conceitos básicos de convivência harmônica no trânsito.

Para estudantes do ensino superior, será promovido um workshop com alunos do curso de Jornalismo, Pedagogia e Urbanismo sobre os principais desafios modernos na gestão de trânsito e na difusão de informações sobre a mobilidade na sociedade.

Haverá também palestras, dentro do programa “Condutor Cidadão”, em empresas e órgãos públicos. Nestas oportunidades serão abordadas atualizações legislativas, práticas responsáveis na direção e conduta defensiva.

Nas ruas, equipes vão fazer abordagens educativas em faixas de pedestres com entrega de materiais educativos. Alguns pontos da cidade serão iluminados com a cor amarela, em alusão ao movimento.

Ações para motociclistas – Nos três primeiros meses deste ano, a Transalvador registrou 752 acidentes envolvendo motos, dos quais, 15 resultaram em mortes. Em todo ano de 2024, dos 3.656 sinistros envolvendo motociclistas na cidade, 84 foram com vítimas fatais. Para conscientizar esses condutores, por mais um ano, a Transalvador e a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) vão investir numa campanha de mídia voltada para os motociclistas com foco nos riscos do excesso de velocidade – uma das principais causas de acidentes com mortes no trânsito.

O desrespeito ao limite máximo de velocidade da via é a principal infração registrada na capital baiana. Entre janeiro e março de 2025, foram flagradas cerca de 75 mil infrações do tipo envolvendo todos os tipos de condutores.

Além da campanha publicitária, os motociclistas serão foco de outras ações no Maio Amarelo. Vão ser realizadas rodas de conversa com profissionais que atuam em aplicativos de entrega nos shoppings Salvador Norte, Paralela, Bela Vista, Barra e da Bahia. Equipes de Educação da Transalvador vão até Periperi e Rio Vermelho se reunir com motociclistas para debaterem sobre comportamentos responsáveis no trânsito.

Input your search keywords and press Enter.