O prefeito de Salvador, Bruno Reis, assinou a ordem de serviço para o início da construção do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Modelo em Narandiba, a segunda unidade deste tipo na capital baiana. O investimento é de R$ 3,6 milhões e o prazo de entrega previsto é de 12 meses. O primeiro equipamento nesse formato fica em Valéria e foi lançado em dezembro de 2023.
Durante a solenidade, o chefe do Executivo municipal explicou a reformulação total da rede de assistência social da cidade, iniciada há alguns anos. “Os CRAS efetivamente não atendiam às comunidades. As famílias não procuravam, porque não tinham serviço. Muitos em locais isolados, de difícil acesso e com condições precárias. Nós falamos dessa fase. Já no meu primeiro mandato, nós demos iniciar a uma nova etapa, não apenas na infraestrutura, mas no funcionamento eficaz dos CRAS”, disse o prefeito, sobre a adoção do Modelo CRAS.
O Modelo CRAS representa um novo padrão adotado pela Prefeitura para ampliar a capacidade de todas as unidades socioassistenciais do município. Os CRAS são considerados a porta de entrada para todos os serviços sociais, como a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), por exemplo, que dá acesso a benefícios como o Bolsa Família.
Ainda no seu discurso, Bruno Reis relatou qual era a situação da rede socioassistencial de Salvador há 12 anos. “As equipes não eram consistidas, os CRAS sequer tinham acesso à internet para realizar o cadastro do CadÚnico, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo não funcionava, A distribuição das cestas básicas não existia. Não tinha atendimento psicossocial, não tinha acompanhamento das famílias. E todos os CRAS estavam em situações precárias, sem qualquer condição de utilização. Eram imóveis improvisados, com diversas gambiarras. Tinha imóvel cedido, emprestado. Nós pegamos e fomos organizando. Fomos locando novos, indo outros, reformando, reconstruindo”, lembrou.
Novos equipamentos – O secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Júnior Magalhães, afirmou que mais cinco CRAS Modelo já foram licitados: em Paripe, Parque São Cristóvão, Brotas, São Marcos e um do Mané Dendê, no Subúrbio Ferroviário. O titular da pasta também contou que a primeira estrutura visitada por ele ao assumir uma secretaria foi justamente o CRAS em Narandiba.
“Esse CRAS foi o primeiro que eu visitei quando assumi a Secretaria de Promoção Social. Ali eu pude ver de fato a dificuldade dos profissionais, o espaço exíguo para trabalhar, em um espaço cedido pelo governo do Estado. E assim nós começamos os esforços ao longo desse período, buscando terreno e formulando o projeto para implantar um equipamento moderno, com toda a infraestrutura necessária”, disse o secretário.
Nova unidade – O imóvel a ser construído em Narandiba terá recepção, sala de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), sala multiuso, salas de atendimentos, sala de coordenação, brinquedoteca, copa, almoxarifado, sanitários femininos, masculinos e para pessoas com deficiência (PCDs), entre outros espaços.
Serão atendidas 5 mil famílias referenciadas na região, que englobam bairros como Narandiba, Doron, Saboeiro, Beiru/Tancredo Neves, Trobogy, Nova Sussuarana, Novo Horizonte, Arenoso e Cabula.
O CRAS Modelo Narandiba será construído em um terreno da Prefeitura no qual já funcionam outros dois equipamentos municipais: o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Olga Benário e a Unidade de Saúde da Família (USF) Profº Drº Carlos Santana.