Um dos maiores nomes da literatura mundial, o peruano Mario Vargas Llosa morreu neste domingo (13), aos 89 anos, em Lima, de acordo com comunicado divulgado por seus filhos.
Prêmio Novel de Literatura em 2010 e autor de obras marcantes como “Conversa no Catedral”, “A Guerra do Fim do Mundo” e “A festa do Bode”, por exemplo, Vargas Llosa foi um dos responsáveis pelo “boom” da literatura latino-americana, ao lado do colombiano Gabriel García Márquez, do argentino Julio Cortázar e do mexicano Carlos Fuentes.
“Sua partida entristecerá seus parentes, amigos e leitores, mas esperamos que encontrem consolo, como nós, no fato de que ele teve uma vida longa, múltipla e frutífera, e deixa para trás uma obra que o sobreviverá”, disseram no comunicado os filhos do escritor, Álvaro, Gonzalo e Morgana.
“Agiremos nas próximas horas e dias de acordo com suas instruções. Não haverá nenhuma cerimônia pública. Nossa mãe, nossos filhos e nós mesmos esperamos ter o espaço e a privacidade para nos despedirmos em família e na companhia de amigos próximos. Seus restos mortais, como era sua vontade, serão cremados”, acrescentaram.