A balaustrada do Porto da Barra, que foi danificada após acidente em fevereiro deste ano, já está totalmente reconstruída. A intervenção realizada pela Prefeitura, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), visa garantir mais segurança para quem transita e desfrutar da orla.
Uma estrutura antiga apresentava sérios sinais de trânsito devido à porosidade do concreto, que apresentava trincas e fissuras ao longo do tempo. Além disso, a oxidação das ferragens, identificada em laudo técnico, contribuiu para o colapso parcial da estrutura.
Com isso, uma estrutura antiga foi totalmente demolida e a nova balaustrada foi erguida respeitando o projeto original, resgatando o visual histórico da região, mas com melhorias importantes, garantindo assim maior durabilidade e resistência. A estrutura de sapata e ferro agora possui uma base mais firme, o que torna a balaustrada muito mais segura do que a anterior.
Para a realização da obra foi feita toda a recuperação dos piquetes pré-moldados e a substituição de algumas partes das correntes. Também foi feita uma nova fundação para fixação dos piquetes e usada uma fixação através de vergalhões com diâmetro de 1/4 e altura de 60cm.
O presidente da Desal, Virgílio Daltro, destacou o sucesso da obra, que foi concluída em um tempo recorde de dez dias. “A nova balaustrada é praticamente imperceptível para quem não descobriu o incidente. O resultado foi muito esmagador para todos”, afirmou.