No ano de 2024, o programa Saúde nos Bairros realizou mais de 1 milhão de atendimentos gratuitos à população de Salvador. O projeto, que é promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou consultas médicas especializadas; consultas pediátricas; aplicações de vacina; exames laboratoriais e de imagem; ultrassonografias; eletrocardiograma; ecocardiograma; mamografia bilateral; atendimento odontológico; raio-X; exames de preventivo; entre outros serviços.
Além disso, ao longo do ano passado, o Saúde nos Bairros percorreu 90 bairros da capital baiana, como por exemplo Vale dos Lagos, Cabula VI, Vila Laura, Fazenda Grande IV, Pau da Lima, Stella Maris, Plataforma, Ilha dos Frades, Boca da Mata, Comércio e Doron.
De acordo com a diretora de regulação da SMS, Daniela Alcântara, um dos grandes destaques do programa é alcançar localidades de difícil acesso, incluindo as ilhas de Salvador. “Conseguimos levar as unidades móveis até as localidades mais distantes da cidade. A equipe pôde escutar de perto e conhecer as dificuldades da população, o que possibilitou soluções conjuntas para alguns problemas de saúde que tinham uma maior dificuldade de resolução”, explicou.
Daniela ressalta ainda que o programa é mais uma alternativa de complementação da rede municipal de saúde. “O Saúde nos Bairros é composto por unidades móveis que podem levar alguns procedimentos para mais próximo da população, o que facilita o acesso para pessoas que têm dificuldade no deslocamento por diversos fatores, inclusive financeiros e do ponto de vista social. Além disso, a equipe trabalha muito a comunicação, com a preocupação da escuta, e orientações que contribuam para a solução das necessidades de saúde”, destacou a gestora.
A procura por alguns serviços se destacam nesse período de execução do projeto. A diretora explica que as mais procuradas são as ultrassonografias, maior demanda que se apresenta na rede atualmente, seguida das mamografias, que possibilitam o rastreio do câncer de mama, e a captação de pacientes para cirurgias eletivas, que também é uma demanda grande. “Temos ainda o período em que captamos pacientes para o Projeto Saúde dos Olhos. Coleta de exames laboratoriais no local também foi um ganho para população”, lembrou.
Por fim, a gestora comemorou os números alcançados. “Existiu um aumento na execução dos procedimentos ofertados nas unidades móveis e na rede de saúde como um todo. São números positivos, principalmente por terem contribuído com a redução do absentismo e também com a possibilidade de identificarmos diagnósticos precoces”, ressaltou.
Atendimento – Até o próximo dia 17 de janeiro, o programa segue presente nos seguintes pontos:
- Comércio (Praça Maria Felipa, em frente ao Mercado Modelo)
- Cajazeiras V (USF Cajazeiras V, na Estrada do Matadouro, rótula do bairro)
- Mata Escura (USF Mata Escura, na Avenida Cardeal Brandão Vilela)
- No Bonfim, o atendimento será realizado até o dia 15 de janeiro, na USF Virgílio de Carvalho, na Rua Duarte da Costa.