A Prefeitura de Salvador entregou mais uma contenção de encosta na capital baiana, desta vez na Rua São Luís, no bairro de Tancredo Neves. A obra teve investimento de mais de R$ 1 milhão e foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis para proporcionar mais segurança e qualidade de vida às famílias que moram na região.
Na ocasião, o prefeito destacou o volume de obras de contenção realizadas pelo município na última década. “Chegamos a 543 áreas de risco protegidas, o maior número de toda a história. É isso que tem feito com que a nossa cidade seja mais resiliente e resistente. Temos, neste momento, outras 31 obras de contenção de encosta em execução e mais 45 outras com os projetos prontos e estamos viabilizando os recursos para executar”, disse.
A obra na Rua São Luís atendeu a uma demanda antiga da comunidade, com intervenções para impedir que deslizamentos de terra ocorram sobretudo em dias chuvosos, além de outras melhorias significativas para a mobilidade dos pedestres. Para estabilizar o terreno, foi construída uma estrutura de cortina atirantada com 182,53 metros quadrados de área com concreto projetado para reforçar a sustentação da encosta e um muro de flexão.
Além disso, foram realizados o plantio de grama para controle de erosão, a instalação de meio-fio e um sistema de drenagem que assegura o escoamento das águas pluviais. Para facilitar o acesso e oferecer mais segurança, a intervenção também contemplou a construção de um passeio em concreto, uma mureta de proteção e uma escadaria com 52 metros de extensão, trazendo mais mobilidade e conforto para os moradores, que agora podem se deslocar com maior facilidade e segurança.
“Eu digo sempre: não existe cidade no mundo imune a muita chuva em pouco tempo. Vocês viram o que aconteceu nesse mês de novembro, uma chuva que não estava prevista, muito acima da média. Esse é um fato, é uma constatação: a cidade hoje está mais segura para enfrentar as mudanças climáticas. Os fenômenos da natureza estão vindo numa intensidade cada vez maior, e esse trabalho de proteção de áreas de risco pela Prefeitura é permanente”, completou Bruno Reis.
A dona de casa Inês Moreira Lemos, de 73 anos, é moradora da Rua São Luís e elogiou o trabalho realizado: “Vivo aqui há mais de 30 anos. A situação era péssima, um carro passando por aqui já chegou a cair. Era muito mato. Quando chovia era péssimo, a água descia toda pela escada e agora isso não acontece mais. Essa obra trouxe mais tranquilidade para a gente, além de valorizar mais a nossa rua”, comentou.