BAHIA EM REVISTA

Selo da Diversidade Étnico-Racial tem aumento de mais de 100% no número de empresas certificadas em 2024

Sob o som da Orquestra Neojibá, representantes de 112 instituições públicas e privadas localizadas em Salvador receberam o Selo da Diversidade Étnico-Racial, iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur). O número mais que dobrou, se comparado com edição passada, em 2023, quando 51 selos foram entregues.

Com muita música, discurso de reconhecimentos sobre os cases de sucesso, e incentivo a diversidade, a cerimônia de outorga foi realizada no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. O evento reuniu aproximadamente 350 convidados, entre representantes das empresas e de entidades públicas.

Para o coordenador de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Eurico Alcântara, o crescimento do número de empresas certificadas ilustra o avanço das políticas públicas de inclusão no mercado de trabalho. “Esse quantitativo que vem crescendo a cada ano mostra que nossas ações têm refletido no compromisso das empresas e instituições. Temos enorme satisfação quando chegamos em um ambiente laboral e encontramos o povo negro e o povo indígena, por exemplo”, frisou.

Alcântara destaca que selo é uma política pública importante e fundamental, embora a luta pela igualdade racial ainda é seja muito árdua. “Apesar de falarmos muito em diversidade e inclusão, as organizações ainda refletem muita desigualdade racial, refletindo o olhar da sociedade. Temos muito o que se fazer nesta longa caminhada.  O Selo da Diversidade Étnico-Racial está plantando semente de transformações para um mundo com mais oportunidades”, destacou.

Análise – O título é concedido pela Prefeitura a partir da análise de um comitê gestor formado por representantes da sociedade, a exemplo da Semur, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec); do Instituto A Mulherada; Universidade Salvador (Unifacs); Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM); Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Grupo Gay da Bahia (GGB), dentre outras instituições.

Input your search keywords and press Enter.