A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Subcoordenação de Cuidados Transversais em Saúde, da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (APS) e do setor de acompanhamento das ISTs/HIV/Aids, está promovendo diversas atividades para ampliar o acesso à prevenção combinada ao HIV. As ações fazem parte da mobilização pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, e se estenderão ao longo de todo o mês com eventos educativos, rodas de conversa e iniciativas de engajamento social.
A técnica no enfrentamento das ISTs na Subcoordenadoria de Cuidados Transversais da Atenção Primária da SMS, Jéssica França, destaca que as ações têm como foco a educação e a comunicação em saúde. O objetivo é qualificar a rede para acolher e atender populações vulneráveis. “Identificamos, por meio de dados epidemiológicos, as populações mais afetadas pelas ISTs. A partir disso, trabalhamos para ampliar o acesso aos métodos de prevenção combinada, promovendo estratégias baseadas na equidade para garantir acolhimento e acesso aos serviços de saúde”, explica.
A chefe do setor de equidade da Diretoria de Atenção Primária da SMS, Manuela Brito, reforça o trabalho da pasta no atendimento a grupos vulneráveis, como o coletivo LGBTQIA+ e outras populações em situação de risco. “Nosso foco são as populações que, do ponto de vista epidemiológico, apresentam maior incidência de HIV, como jovens, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua, além daquelas que enfrentam barreiras devido ao racismo e estigmas, como a população negra e as profissionais do sexo”, ressalta.
Mirelle França, enfermeira e referência técnica das ECTs, relata que as ações visam informar e conscientizar, pois muitos desconhecem os benefícios da prevenção combinada ou não sabem como acessá-la. “Enfrentamos o desafio de superar estigmas e preconceitos que limitam o acesso aos serviços de saúde. Por isso, promovemos campanhas informativas nas unidades de saúde e redes sociais, além de ações itinerantes em locais estratégicos como escolas, empresas e organizações da sociedade civil. Também realizamos a capacitação contínua dos profissionais de saúde”, comenta.
Programação – Até o próximo dia 20, equipes da SMS estarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) para reforçar as ações educativas e distribuir insumos de prevenção.
Prevenção combinada – A prevenção combinada é uma abordagem inovadora no enfrentamento ao HIV e outras ISTs, que combina diferentes métodos de proteção, adaptados às necessidades individuais. A estratégia inclui opções como preservativos, gel lubrificante, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP), testagem rápida, vacinação, diagnóstico precoce, tratamento e redução de danos.
Os serviços estão disponíveis nas UBS, USF e Serviços de Atenção Especializada (SAE). Além disso, preservativos e gel lubrificante podem ser retirados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prefeituras-Bairro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.