BAHIA EM REVISTA

Prefeitura e TCM assinam termo para auditoria do Salvador Social II

A Prefeitura de Salvador, por meio da Casa Civil, firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA). O acordo visa garantir a auditoria e o acompanhamento das ações do Programa Salvador Social II, financiado pelo Banco Mundial (Bird).

O Salvador Social II, segunda etapa de um projeto voltado à melhoria dos serviços públicos na capital baiana, conta com recursos internacionais e exige auditorias externas para assegurar a transparência e a conformidade com as normas do Banco Mundial. O termo prevê a realização de auditorias anuais durante a vigência do projeto, que tem duração de 60 meses, retroativa a outubro de 2021.

O TCM será responsável por produzir relatórios detalhados sobre a aplicação dos recursos, enquanto a Casa Civil deve fornecer os documentos financeiros, registros contábeis e apoio institucional necessários. De acordo com o prefeito Bruno Reis, a iniciativa fortalece o compromisso da gestão com a transparência e a boa governança.

“O Tribunal de Contas auditou os recursos da primeira fase do Salvador Social I. Agora, na segunda fase, estamos concluindo o programa e essas contas precisam ser auditadas e aprovadas por um órgão de controle externo. O Tribunal é um órgão especializado nisso e, sem sombra de dúvidas, qualifica ainda mais nossa cidade para se habilitar para outros recursos e outras operações que estamos buscando”, comentou o prefeito.

Além das auditorias, o termo prevê a contratação de consultorias e aquisição de equipamentos específicos, com custos divididos entre os signatários. Alterações ou rescisões do termo podem ser realizadas mediante acordo entre as partes, observando um prazo de 30 dias.

Input your search keywords and press Enter.