A Prefeitura de Salvador contabilizou, neste mês de setembro, a emissão de mais de 400 Carteiras Municipais do Atleta desde que iniciou a distribuição do documento, há pouco mais de um mês. A carteira, criada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) para identificar e cadastrar atletas, paratletas e federações esportivas da capital baiana, é uma iniciativa essencial para estruturar o censo esportivo da cidade, que servirá de base para o planejamento e implementação de políticas públicas voltadas para o esporte.
A Carteira do Atleta será obrigatória para todos os esportistas que desejam acessar os benefícios oferecidos pela Prefeitura, como o Bolsa-Atleta Salvador, o programa de Ajuda de Custo, e o Viva Esporte. A iniciativa pretende garantir que os recursos e apoios cheguem de forma eficiente a quem realmente precisa, otimizando os investimentos no setor.
O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, destaca que a Carteira Municipal do Atleta é uma ferramenta estratégica que permite à Prefeitura conhecer melhor os esportistas e oferecer os programas de incentivo com mais precisão. “Com isso, garantimos que todos possam continuar recebendo os benefícios que estimulam o desenvolvimento de suas carreiras. O banco de dados gerado por esses cadastros também permitirá um mapeamento mais detalhado do cenário esportivo, facilitando a criação de políticas que fortaleçam o esporte e promovam inclusão em diversas modalidades”, destaca.
Solicitação – Podem solicitar a Carteira Municipal do Atleta Salvador os atletas e paratletas vinculados a entidades esportivas nacionais ou estaduais oficiais, que estejam em plena atividade esportiva e participando regularmente de competições estaduais, nacionais ou internacionais. Para solicitar o documento, o atleta/paratleta deve acessar o site: https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/servico/emissao-da-carteira-do-atleta-salvador26 .
Após a solicitação, é fundamental que os atletas/paratletas estejam atentos ao e-mail (inclusive à caixa de spam), pois todas as comunicações serão feitas através do correio eletrônico da plataforma Salvador Digital.