O novo retorno implementado na entrada do Vale das Pedrinhas, na Avenida Juracy Magalhães, pouco antes do Mercado do Rio Vermelho (sentido Aeroporto de Salvador), tem agradado tanto motoristas que passam diariamente pelo local quanto moradores da região. A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) após reuniões com a comunidade e teve o projeto desenvolvido em conjunto com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).
A proposta de criar o retorno partiu de uma demanda dos moradores, que identificaram a necessidade de melhorar a mobilidade no entorno. Titular da Semob, Fabrizzio Muller comentou o processo de diálogo com a população.
“Os moradores haviam solicitado um estudo para a implementação de um novo retorno nas proximidades da saída do Vale das Pedrinhas. Técnicos da Semob, Transalvador, FMLF e Sucop trabalharam em conjunto para desenvolver uma proposta que atendesse a esse desejo. Posteriormente, apresentamos o projeto final, que foi aprovado pela comunidade, e hoje temos o novo acesso, que tem atendido de maneira satisfatória a região”, explicou.
A presidente da FMLF, Tânia Scofield, ressaltou a importância do retorno, sobretudo para a melhoria da mobilidade urbana local. “Esse retorno é uma obra importante e necessária para a mobilidade, impactando o cotidiano dos moradores do Vale das Pedrinhas e do Nordeste de Amaralina, com a redução das distâncias e, consequentemente, do tempo de deslocamento para o trabalho e outros serviços, especialmente em casos de emergência na área da saúde”, afirmou.
Avaliação – O novo acesso também tem sido bem avaliado por quem circula diariamente pela área. Segundo Murilo Rocha Lima, de 21 anos, entregador de aplicativo, a obra melhorou significativamente sua rotina de trabalho. “O novo retorno facilitou bastante a minha vida e a de muitos moradores. Antes, perdíamos mais tempo para sair do bairro, mas agora ficou bem mais rápido e seguro. Atendeu às nossas necessidades”, relatou.
Morador há mais de quatro décadas do Vale das Pedrinhas, o comerciante Carlos Francisco Silva, de 64 anos, também avaliou os benefícios trazidos pela obra. “Esse novo acesso trouxe uma melhoria significativa no dia a dia, tanto para quem vai trabalhar quanto para quem precisa acessar serviços essenciais, como postos de saúde e escolas. Estou muito satisfeito com o resultado”, disse.