Autonomia digital atravessando a distância geracional. Assim é definido o Fumpres Conecta, projeto que oferece oficinas de redes sociais e aplicativos para idosos. A iniciativa começou no último dia 12, na sede do Fundo Municipal da Previdência de Salvador (Fumpres), em Nazaré, e seguirá até 14 de novembro próximo.
Para o subsecretário municipal da Fazenda (Sefaz) e diretor do Fumpres, Daniel Ribeiro, essa iniciativa é uma oportunidade de promover atividades para aproximar quem tanto serviu à cidade de Salvador. “Temos o entendimento de que é nosso compromisso oferecer excelência àqueles que dedicaram anos de suas vidas na Prefeitura da capital baiana, e o Fumpres Conecta é um dos projetos que atinge esse objetivo”, disse.
A abertura aconteceu com uma palestra sobre “Segurança da Informação”, com mais de 100 inscritos. O analista de desenvolvimento de sistemas Felipe Lisa, que realizou a palestra inaugural, pontuou a importância do Fumpres Conecta para os idosos.
“A segurança da informação é importante para proteger dados pessoais e corporativos contra acessos não autorizados, fraudes, roubo de identidade e ataques cibernéticos. Portanto, tratar desse tema é indispensável, afinal, os idosos são público-alvo desses ataques que envolvem o tema em questão. Além disso, o Fumpres Conecta é um programa que se preocupa com o servidor aposentado e com o pensionista, conscientizando e auxiliando este público a viver melhor com as mudanças que ocorrem no mundo que, cada vez mais, está ligado ao digital”, avaliou.
Autonomia – Participante da atividade, a aposentada Domivalda Carvalho, de 76 anos, comemorou a possibilidade de autonomia. “Muito boa a ação, principalmente pra gente que está na terceira idade e dependendo de filhos para usar a internet. Com esse novo incentivo, vamos conseguir utilizar redes sociais e sites, sem depender de ninguém”, ressaltou a beneficiária do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
Ainda conforme a aposentada, as oficinas são ainda mais prazerosas ao desfrutar da socialização com outros idosos, que fazem parte da Previdência de Salvador. “Melhor ainda é estar com outras pessoas e dá pra gente aprender mais ainda”, disse.
Na oportunidade, a beneficiária Maria Luiza Menezes, de 84 anos, destacou a importância de conseguir utilizar o celular para resolver problemas. “Vai ser ótimo para mim, porque vou aprender a ter mais desenvoltura no celular”, completou.
Fumpres Conecta – O Fumpres Conecta está na segunda edição e, neste ano, tem aulas também para os beneficiários – aposentados e pensionistas – além dos servidores ativos. As próximas oficinas acontecerão sempre às quintas-feiras, às 9h30, e abordarão os seguintes temas: Instagram (26/9), WhatsApp (10 e 17/10), Meu RPPS (24/10), YouTube (31/10), Uber/99pop (7/11) e E-mail (14/11).