Climatizado, silencioso, acessível, tecnológico e sustentável, já que não emite gases poluentes para o meio ambiente. A opinião dos passageiros que já experimentaram o ônibus elétrico que está a serviço da linha 0137 – Lapa x Barra Avenida é unânime: o veículo está aprovadíssimo. Cedido pela montadora Higer, o ônibus segue em fase de teste ao longo do mês de setembro.
Nos quatro primeiros dias de operação, 2,6 mil passageiros foram transportados pelo ônibus. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) visa avaliar o desempenho de veículos 100% elétricos em linhas do transporte convencional. Atualmente, Salvador conta com oito ônibus elétricos operando no sistema BRT.
“Que luxo, coisa fina!”. Essa foi a reação da aposentada Maria do Rosário, 72 anos, que usou pela primeira vez o ônibus elétrico com saída da Estação da Lapa, na última sexta-feira (13). “Adorei! Não é que os demais não sirvam, mas esse aqui é coisa de primeiro mundo. Fiquei impressionada”, disse, ao se acomodar em um dos assentos, que no ônibus elétrico são mais largos que no ônibus convencional.
Recursos modernos – Além de ser 100% elétrico e não poluente, o veículo também possui piso baixo, sem degraus, ar-condicionado, corredores mais largos e total acessibilidade. Conectividade através de portas de entrada USB, Wi-Fi e painéis informativos também fazem a diferença no novo veículo. Com capacidade para transportar até 77 passageiros, a linha está circulando diariamente na operação regular, com itinerário da Estação da Lapa à Barra Avenida.
Morador de Nazaré, Idelbrando Santos, 59 anos, trabalha na Pituba e pega ônibus na Estação da Lapa todos os dias. Ele conta que estrou o coletivo logo no primeiro dia da operação, na terça-feira passada (10). “Tive essa surpresa na terça e não quis mais saber de outro ônibus. Passei a semana toda pegando essa linha, um silêncio, um conforto, chega cochilei na viagem”, disse o passageiro, sorridente.
Tayrone Cerqueira, 45 anos, é um dos rodoviários que conduzem o ônibus elétrico. Segundo ele, o novo veículo é confortável não apenas para os passageiros. “É macio para dirigir, não faz barulho. É uma maravilha para gente também”, comenta o motorista, que dirige ônibus há 20 anos. Questionado sobre as impressões dos passageiros, ele diz que o clima nas viagens é sempre de muita satisfação. “Fico aqui só ouvindo o pessoal falando bem, elogiando”, afirma.
Desempenho monitorado – A ampliação da frota elétrica da cidade, buscando a transição do transporte para energia limpa, tem sido um compromisso da gestão municipal. De acordo com o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, a fase de teste é fundamental para o monitoramento do desempenho dos veículos elétricos em uma linha regular. “Ao final deste mês teremos uma noção melhor de como o veículo elétrico se comporta nas vias da cidade e como podemos inserir esses veículos na frota destas linhas”, considerou o titular da pasta.