BAHIA EM REVISTA

Pronto Atendimento Ilha de Maré ultrapassa 8.000 acolhimentos em seis meses

Após seis meses de inaugurado, o Pronto Atendimento Ilha de Maré, construído pela Prefeitura de Salvador, registra mais de 8 mil acolhimentos realizados. A unidade, que atende casos de urgência e emergência, também apresenta 99,8% de resolutividade das ocorrências, sem a necessidade de transferência do paciente para unidades hospitalares.

O PA possui a capacidade de realizar 1,2 mil atendimentos por mês, prestando a primeira assistência a casos cirúrgicos e traumáticos, estabilizando os pacientes e conduzindo a avaliação diagnóstica inicial para determinação da conduta adequada. Em casos de pacientes que necessitam de tratamento em outras unidades de referência, ocorre a regulação por meio da ambulancha do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou por helicóptero, através do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). De fevereiro a agosto, 15 pessoas precisaram ser transferidas.

“Ter o serviço de urgência e emergência na ilha foi um passo importantíssimo para a maior comodidade da população. Hoje conseguimos tratar dessas pessoas no local onde elas vivem e garantimos que a maioria dos casos sejam resolvidos sem precisar de um grande deslocamento, justamente por ter uma equipe multidisciplinar atuando na localidade”, pontuou a gerente da Urgência e Emergência da SMS, Camilla Cumming.

O equipamento é o primeiro a ser inaugurado nas ilhas de Salvador, atendendo a um pleito histórico da comunidade local, composta por uma maioria quilombola. A estrutura oferece um atendimento de saúde qualificado e de forma ininterrupta durante 24h por dia, sem a necessidade de deslocamento para o continente.

USF Ilha de Maré – A requalificação da Unidade de Saúde da Família de Maré foi entregue juntamente com o PA, e neste período, foram feitos mais de 5,5 mil acolhimentos e atendimentos. A equipe envolve diversos profissionais, como médicos clínicos, pediatras, ginecologistas, enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas, divididos em duas equipes que, além de realizar o atendimento na unidade, fazem o acompanhamento domiciliar dos usuários.

 

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