Considerado a maior intervenção social e urbana da região do Subúrbio, o projeto Novo Mané Dendê chegou a 60% das obras concluídas com entregas nas áreas de saneamento, habitação, mobilidade, esporte, lazer e sustentabilidade ambiental. Na prática, a iniciativa já começa a proporcionar mais qualidade de vida e dignidade para moradores que residem nos bairros de Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena.
“Foram entregues mais de 4 km de novas vias, 3,8 km de vias requalificadas, 13 praças, 260 unidades habitacionais e 37 sobrados. Além disso, o projeto possibilitou a execução de 7,5 mil metros de infraestrutura de esgoto e 5,2 mil metros de rede de macrodrenagem”, lista o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão. A expectativa é que todo o projeto seja concluído no segundo semestre do ano que vem. O investimento total é de mais de R$700 milhões.
As inaugurações mais recentes ocorreram em junho passado. Foi construído um Mercado Popular, entre os bairros de Rio Sena e Alto da Terezinha, que surgiu para impulsionar o desenvolvimento econômico local.
Ainda no pacote de investimentos, 17 sobrados construídos no entorno passaram a ser ocupados por famílias de baixa renda. Além disso, uma usina solar foi instalada em parceria com a Neoenergia Coelba para atender moradores do Residencial Mané Dendê. Esta última estrutura, inclusive, tem a capacidade de gerar 21.909 kWh de energia por mês, o que representa uma economia anual da ordem de R$180 mil para as famílias da localidade.
E mais novidades estão previstas, em breve, para a região. A lista contempla, por exemplo, duas grandes escolas para atender os segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, assim como terminal de ônibus, centro comunitário, arena aquática e até Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Habitação – Para abrigar famílias que residiam em situação precária de moradia, no perímetro dos trechos onde ocorrem as obras de revitalização do Rio Mané Dendê, a Prefeitura concluiu a construção de 37 sobrados no bairro de Ilha Amarela. Cada unidade tem dois pavimentos, contendo sala, banheiro, cozinha e quartos. Além disso, o município realizou melhorias habitacionais em 30 residências.
Os imóveis somam-se a outras residências já entregues, como os 260 apartamentos de um empreendimento habitacional construído também em Ilha Amarela, em 2021. No total, o projeto Novo Mané Dendê vai entregar 710 moradias para famílias de baixa renda, entre prédios, sobrados e casas.
Mobilidade e lazer – Para facilitar a mobilidade de pedestres e de veículos, a Prefeitura construiu a Avenida Novo Mané Dendê, que liga a Via Tronco à Rua Arco do Triunfo, no Rio Sena. Além disso, diversas vias adjacentes receberam melhorias na pavimentação, nas calçadas e no meio-fio. Foram feitos, ainda, quase 1 km de trilhas, caminhos e escadarias próximos ao Parque São Bartolomeu.
Ainda na região, os moradores também passaram a contar com áreas de lazer e convivência após a implantação de novas praças com pórticos, pergolados, quiosques comerciais, parque infantil, mobiliário e academia de saúde, assim como campos de futebol.
Sustentabilidade – O projeto também devolveu a Salvador, em 2022, mais uma nascente da bacia do Rio Mané Dendê preservada e revitalizada, garantindo a proteção ao meio-ambiente local. Para isso, um conjunto de serviços de macro e de microdrenagem foi realizado nos mananciais, assim como obras de esgotamento sanitário nas residências próximas ao leito do rio, promovendo mais qualidade de vida e dignidade à população.
Ainda na área de sustentabilidade, foi construído o primeiro ecoponto do Subúrbio Ferroviário na Rua Cardeal Jean, no Alto da Terezinha. O equipamento proporciona o manejo correto dos resíduos domiciliares na região da bacia do Rio Mané Dendê, contribuindo para a manutenção da limpeza urbana e para a participação popular na coleta seletiva. Já estão em implantação mais dois ecopontos para atender aos moradores dos bairros de Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela.