A Fundação Gregório de Mattos (FGM) está com inscrições abertas para o Edital Caminhos da Leitura – Apoio a Bibliotecas Comunitárias. Os interessados em participar têm até o dia 18 de agosto próximo para a submissão de propostas através do site http://fgm.salvador.ba.gov.br.
A chamada tem o objetivo de oferecer apoio financeiro a projetos apresentados por bibliotecas comunitárias que visam contribuir para a manutenção, dinamização e fortalecimento das entidades, estimulando a democratização do acesso do público às atividades por elas desenvolvidas. As propostas inscritas devem estar vinculadas a Bibliotecas Comunitárias localizadas em áreas periféricas de Salvador.
As instituições contempladas poderão ter sido criadas por iniciativa da comunidade, mantida pela iniciativa privada ou por organizações não governamentais. Serão concedidos até 20 apoios financeiros no valor de R$ 20 mil para cada biblioteca comunitária contemplada.
Somente serão aceitas propostas de bibliotecas comunitárias sediadas no município de Salvador há, pelo menos, dois anos. Aquelas sem constituição jurídica poderão indicar como proponente uma pessoa física, um microempreendedor individual ou pessoa jurídica de direito privado com ou sem fins lucrativos.
Para este edital, será aplicada a reserva mínima de 50% do aporte financeiro para proponentes autodeclarados negros (pretos e pardos), 10% para proponentes autodeclarados indígenas e 5% para proponentes pessoa com deficiência (PCD). As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected] .
Fomento – As ações de fomento da Prefeitura de Salvador, por meio da FGM, têm como objetivo a democratização da produção, acesso e fruição de projetos e bens culturais. Os editais lançados integram a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que pretende realizar investimentos no setor cultural até 2027.
O Ministério da Cultura repassa a estados e municípios recursos para abertura de editais públicos, visando a concessão de prêmios, cursos, oficinas e performances. Em Salvador, além dos recursos provenientes da PNAB, os investimentos são realizados também com aporte do município.