A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) realiza três atividades educacionais gratuitas voltadas para pessoas com deficiência em Salvador. São dois cursos, um de Formação de Audiodescritores e o outro de Soroban, além de uma palestra sobre Atendimento Educacional Especializado.
O Curso de Formação de Audiodescritores começou no último dia 18 e segue até 22 de agosto, sempre às quintas-feiras, das 9h às 12h, na sede do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comped), na Rua Engenheiro Silva Lima, em Nazaré.
Com carga horária total de 40 horas, sendo 24 horas presenciais e 16 horas dedicadas a atividades propostas, o curso visa capacitar profissionais na técnica de audiodescrição, essencial para acessibilidade em eventos culturais e audiovisuais.
Já o Curso de Soroban teve início começou no último dia 16 e será concluído em 13 de agosto, às terças-feiras, das 8h30 às 12h, também no Comped. Com carga horária de 20 horas e turma de 35 alunos, o curso apresenta o chamado ábaco japonês, utilizado como ferramenta educacional para o desenvolvimento matemático de pessoas com deficiência.
Já a palestra sobre Atendimento Educacional Especializado acontecerá nesta sexta-feira (26), das 8h às 12h, no Auditório da Sempre, na Rua da Argentina, Comércio. Ministrada pela Diretora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Daiane Pina, a palestra abordará diversos aspectos do atendimento educacional especializado, destacando caminhos múltiplos para a inclusão educacional.
“As atividades foram planejadas para oportunizar o acesso de pessoas com deficiência a capacitações e debates fundamentais para sua integração e desenvolvimento no mercado de trabalho e na sociedade em geral”, declarou Daiane Pina.