Para garantir a conservação e o bom funcionamento da capital baiana, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) mantém um planejamento diário de realização de serviços. Juntas, a Operação Tapa-Buraco, a recuperação de microdrenagem, a manutenção de áreas verdes e a recuperação de escadarias somam 139 serviços diários, caracterizando-se como os mais demandados da pasta. No total, são realizados 170 serviços diariamente – 5,1 mil por mês, com um contingente operacional de 700 homens.
De 1º de janeiro a 30 de junho, a Seman ajudou a restaurar a capacidade de vazão das redes, totalizando mais de 248 mil metros de desobstrução e jateamento de galerias, limpeza de mais de 14 mil unidades de caixas e dispositivos de drenagem e reposição de grelhas. Com a redução das chuvas, outro serviço importante tem sido a intensificação da operação tapa-buraco, promovendo a recuperação da malha viária. Ainda neste primeiro semestre do ano, 91 mil toneladas de asfalto foram aplicadas em diferentes áreas da cidade por 44 equipes.
“Depois do período de chuva, há essa necessidade. O asfalto sofre muito com o período chuvoso. Em alguns lugares, a gente faz um reparo provisório com asfalto a frio e agora, na estiagem, fazemos um reparo definitivo com asfalto a quente”, conta o titular da Seman, Lázaro Jezler.
Manutenção rotineira – Além dos serviços já citados, a Seman fez, no mesmo período, 77 ações de macrodrenagem (limpeza de canais), que proporcionam maior fluidez e evitam os alagamentos. Cerca de 9 mil m² de pavimentação foram recuperados. Também foram feitas 110 recuperações de escadarias; a manutenção de cerca de 6.550 m² de calçada; 22.794 podas de árvores, com remoção de 265 unidades de árvores e galhos, e realizadas 1.102 supressões de árvores que apresentavam total desgaste e risco alto de queda.
O secretário frisa que, recentemente, a pasta concluiu o período da Operação Chuva, coordenada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e que resulta na intensificação das ações, mas a manutenção rotineira da cidade não para. “As atividades ocorrem durante os 365 dias do ano, porque de fato a cidade demanda esses serviços. Então, hoje, em operação normal, nós temos um contingente de 700 homens instruídos atuando em serviços diferentes. Ou seja, todo o efetivo está na rua para poder deixar a cidade em ordem para o nosso cidadão e, também, para os turistas que vêm conhecer Salvador”.
As demandas são registradas pelo cidadão junto às Prefeituras-Bairro, pelo Salvador Digital (salvadordigital.salvador.ba.gov.br) e pelo Fala Salvador 156. Além disso, a secretaria realiza monitoramento constante nos diversos equipamentos e áreas da capital baiana.
Furto e vandalismo – A Seman e a Companhia de Desenvolvimento Urbano da cidade (Desal) retiram mensalmente uma média de 850 m² de pichações. A limpeza causa um prejuízo estimado de R$45 mil nos espaços e monumentos públicos da capital. De janeiro a maio de 2024, já foram realizadas 28 retiradas de pichações, correspondendo a uma área de 1.930 m².
Além disso, a pasta registra um percentual de 15% no furto de tampas e grelhas e de 7% no furto de tampas de poços de visita, também conhecidos como bueiros e que dão acesso às redes de serviços subterrâneos, como esgoto, telefone e energia elétrica.