BAHIA EM REVISTA

Limpurb reforça instalação de lonas em áreas de risco de Salvador no período das chuvas

Durante o período da Operação Chuva, nos meses de abril a junho, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) reforça a atividade de instalação de lonas em áreas de risco, no sentido de minimizar o risco de deslizamentos de terra durante o período chuvoso.

De janeiro deste ano até o momento, foram 160 ações realizadas, com mais de 26 mil m² de lonas instaladas e mais de 150 toneladas de resíduos sólidos coletados. Neste período, 60 bairros foram atendidos – o maior número de solicitações atendidas ocorreu nas localidades de Castelo Branco, Tancredo Neves, Campinas de Pirajá, Pau da Lima e Paripe.

De acordo com Ivelise Cristina, agente de fiscalização da Limpurb, a lona é um paliativo para evitar que aconteça um mal maior. “A lona evita que a água chegue à terra e ocorra o deslizamento. É uma prevenção momentânea e verificamos a execução do serviço, a implantação da lona, com segurança. Nós atuamos com equipes treinadas no rapel para fazer esse tipo de instalação de lona quando a Codesal faz a solicitação”.

Os serviços de enlonamento ocorrem não só nas avenidas, mas também em áreas de risco e de difícil acesso da cidade. Neste caso, as ações são realizadas mediante vistoria e liberação da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Posteriormente, agentes devidamente treinados e especializados em técnicas de rapel fazem a fixação em toda a área.

Operação – Durante a Operação Chuva, de abril a junho, a Limpurb realiza serviços de capinação, roçagem, sacheamento e gancheamento, retirada de entulho, poda e limpeza nas encostas. Além disso, promove enlonamento em áreas de risco e de difícil acesso, limpeza de valetas e bocas de lobo e remoção de terra.

Três equipes atuam no plantão permanente no turno diurno e duas equipes estão disponíveis para atender às situações de emergência no turno da noite, de domingo a domingo. Para dar suporte às demandas operacionais, são utilizados equipamentos como caminhões de carroceria, caminhões munck, caçambas, pá carregadeira e caminhões-pipa.

Procedimento – O órgão disponibiliza 25 agentes por ação, que são treinados para fazer o serviço especializado com a utilização de rapel, com todo cuidado e segurança. São eles que instalam os piquetes para a fixação da lona.

Na prática, a operação é dividida em duas etapas: a primeira tem continuidade o ano todo com ações preventivas de capinação, roçagem, sacheamento, remoção de terra, gancheamento, retirada de entulho, limpeza nas encostas, valetas e bocas de lobo.

A segunda etapa é destinada a intensificar essas ações durante os meses com maiores índices pluviométricos em Salvador (abril a junho). Nesse período, a Limpurb realiza atendimentos emergenciais com programação ininterrupta em todas as gerências operacionais/núcleos de limpeza, além de manter equipes de plantão durante 24h, de segunda a domingo.

 

 

 

Input your search keywords and press Enter.