Para garantir o deslocamento dos foliões que gostam de aproveitar cada minuto do Carnaval de Salvador, a operação de transporte este ano contará com linhas que vão operar 24h, durante todos os dias de festa. Além disso, as principais estações de transbordo também terão linhas especiais operando ininterruptamente para atender os usuários do metrô, que também vai operar durante 24h.
“Esta operação visa dar maior comodidade ao folião que deseja aproveitar ao máximo a festa sem que tenha que se preocupar com o horário de voltar para casa”, explicou o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller. “Teremos ônibus circulando 24h para diversos pontos da cidade, dando suporte à operação do metrô e permitindo que o folião complete seu trajeto de volta pra casa”, pontuou o gestor.
Na região do Vale do Canela sentido Centenário e Avenida Garibaldi e no sentido Avenida Contorno e Comércio, 28 linhas irão circular 24h para bairros como Ribeira, Federação, Pau da Lima e Boca do Rio, entre outros. Já na região da Praça Cairu sentido Comércio, Calçada e Avenida Suburbana, 22 linhas transportam os usuários dia e noite.
Quem estiver na Avenida Garibaldi e deseja seguir sentido Lucaia ou Orla poderá contar com 23 linhas, enquanto quem estiver no sentido Lord Cochrane e Comércio terá 17 linhas com atendimento 24h.
Lapa x Calabar – Além das linhas regulares que terão o atendimento ampliado neste período, uma especial será disponibilizada ao folião do Circuito Dodô (Barra/Ondina). A linha C10 – Lapa x Calabar é a única linha de ônibus que acessa a região da Avenida Centenário e vai operar gratuitamente nos próximos dias.
Ao todo, serão disponibilizados 72 ônibus, que farão o trajeto entre a estação da Lapa e o primeiro retorno do Calabar. A linha sairá da Plataforma F, no subsolo da Lapa e faz o trajeto circular a partir de 12h desta quinta-feira (8) até a manhã da Quarta-Feira de Cinzas (14).
“Essa já é uma linha consolidada entre os foliões que utilizam o transporte durante o Carnaval, fazendo esse transfer entre a Lapa e a Centenário de forma rápida e gratuita”, explicou Muller.
Estações – As estações de transbordo também irão funcionar 24h entre esta quinta-feira (8) até a próxima terça-feira (13). Com isso, o folião que se deslocar utilizando o metrô terá à disposição nas estações linhas de ônibus para chegar ao seu destino. As estações da Lapa, Pirajá, Mussurunga, Acesso Norte e Águas Claras, além do Terminal da Barroquinha, terão linhas de ônibus saindo entre meia-noite e 4h30 da manhã para atender a demanda de usuários.
A Estação da Lapa terá 28 linhas, além de frota reguladora, operando 24h. “A Lapa será o ponto focal da operação, uma vez que, além de ser a estação mais próxima dos circuitos, será a única estação onde será permitido o embarque de usuários no metrô”, destacou Muller.
A Estação Pirajá contará com uma linha para Cajazeiras VIII, além de reguladores para dar suporte ao atendimento, enquanto no Terminal de Águas Claras uma linha funcionará para a Boca da Mata. A Estação Mussurunga contará com frota reguladora à disposição da equipe de fiscalização, podendo ser utilizada de acordo com a demanda. Já no Terminal Acesso Norte, três linhas estarão operando 24h, além de reguladores, e no Terminal da Barroquinha, seis linhas darão atendimento dia e noite.