BAHIA EM REVISTA

Presépios celebram tradição do nascimento de Jesus

Animais, incenso, ouro e mirra de magos vindo de terras distantes atrás da estrela de Belém, aportando em um estábulo que se tornou a primeira morada de um rei. Os detalhes bíblicos que relatam o nascimento de Jesus são retratados anualmente nos presépios públicos ou familiares que, sejam simples ou suntuosos, homenageiam a data, por meio da representação física da Sagrada Família e do primeiro Natal.  

 

Na capital baiana, dentro da programação do Natal Salvador, foi montado um circuito especial no Centro Histórico que possibilita que curiosos e apreciadores da arte de montar essa milenar cena natalina possam ver, ao modo soteropolitano, as mais diversas versões do desembarque de Cristo neste mundo. Até o dia 6 de janeiro, participam da ação diversos estabelecimentos comerciais, instituições e moradores do Centro Histórico, com apoio da Prefeitura. 

 

O empresário e artesão Rodrigo Guedes, juntamente com a família, mantém uma tradição de décadas no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, tanto na concepção e criação do presépio familiar, como na organização das rezas tradicionais do período junino, a exemplo da Trezena de Santo Antônio em ritmo de ijexá. 

 

“Desde criança que fomos inseridos neste contexto dos presépios em casa, com a tradição que veio de meus avós, meus pais e hoje chegou a mim essa responsabilidade. Um diferencial que gostamos de trabalhar é com material reciclado, papel, argila e folhas secas, seguindo a tradição de São Francisco de Assis, mantendo esse legado religioso, que hoje vem se perdendo nas casas e no meio público, para celebrar o nascimento de um rei. É uma mistura de história e arte”. 

 

O presépio concebido por Rodrigo fica na Casa da Devoção Popular Santo Antônio, antiga residência da família, onde é mantida a reza anual do santo, em junho, e é exibido e aberto ao público ao lado do altar da casa, localizada na Rua Direita do Santo Antônio, 559, no Santo Antônio Além do Carmo. A estrutura pode ser visitada todo sábado e domingo, sempre às 20h.  

 

Presépio temático – Proprietária do Tropicália Gelato Caffe, na Rua da Misericórdia, a carioca Ana Raquel Costa preparou um presépio temático, com o menino Jesus sob a sombra de um cafezeiro, em uma estrutura moldada em argila. O presépio da cafeteria pode ser visitado todos os dias, das 10h às 18h. 

 

“É uma das tradições natalinas mais antigas, que tem esse significado de registrar o nascimento de Jesus e que vem se perpetuando até hoje, nos mais variados tipos e tamanhos, com materiais diversos, marcando este momento de várias formas diferentes”, explica Ana Raquel.  

 

Além dos estabelecimentos comerciais, instituições e moradores, um grande presépio foi montado no Largo do Santo Antônio além do Carmo, com a colaboração coletiva de diversos artistas. A obra está exposta gratuitamente para visitação até o dia 6 de janeiro. 

 

História – Conta a Igreja Católica que a tradição de montar presépio remonta há 800 anos, na cidade italiana de Greccio. Na ocasião, a estrutura que representa a Natividade de Jesus foi criada pelo pequeno frade de Assis no Natal de 1223, e reuniu pastores, gente comum e nobres de Greccio, numa gruta com uma manjedoura, um boi e um burro.  

 

A tradição explica que Francisco cantou o Evangelho e, no sermão, falou do pobre rei a quem chama de “o menino de Belém”. A partir daí, como o catolicismo, a tradição conquistou grande parte do mundo civilizado. 

Input your search keywords and press Enter.