Desde 2018, quando foi criado, o programa IngreSSAr já auxiliou dezenas de jovens de Salvador a ingressar na universidade, com a preparação gratuita para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ex-alunos da iniciativa, promovida pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), contam como as aulas foram cruciais para conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior.
Roseval Filho, de 22 anos, cursou o preparatório para o Enem por meio da ação municipal, em 2022, e viu a própria vida mudar por completo após ter sido aprovado em Medicina, um dos cursos mais concorridos da graduação, na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ele relata que o IngreSSAr o ajudou muito, principalmente na parte de revisão, pois o curso proporcionou simulados que melhoraram a preparação para o exame.
“Outro ponto importantíssimo para mim foi a redação, porque antes eu odiava essa matéria. Em 2018, quando eu fiz o Enem pela primeira vez, tirei 680. Lá no curso, eu fui bastante incentivado a fazer redações pelo professor Neldo, que também me deu as melhores ferramentas para poder fazê-las”, conta. Em 2022, conseguiu a nota 940 na disciplina, ingressando assim no curso desejado.
“Os professores de física, matemática e química também me ajudaram muito na trajetória e foram importantes para que eu pudesse galgar um caminho melhor. Eu agradeço muito à Prefeitura por esse apoio com o IngreSSAr e também a todo o apoio que eu recebi da minha família, da minha companheira e dos professores”, completa Filho, que planeja ser médico da família, neurocirurgião ou cirurgião-geral.
Focar no futuro – Também aluno do Ingressar em 2022, Arley de Souza, 20 anos, foi aprovado em Direito na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ele conta que soube do IngreSSAr durante uma divulgação feita por uma equipe do programa em uma aula do ensino médio na escola onde estudava.
“O IngreSSAr foi essencial para a minha aprovação. Eu nunca fui de sentar e estudar para valer, mas, através desse programa, eu comecei a focar mesmo no meu futuro. Eu gostava muito de redação e o professor Neldo ajudou muito, sem ele não sei como seria. Eu tirei 880 em redação, estudando do zero, em três meses. Essa nota foi muito importante para a minha aprovação na Uneb”, diz.
Ele conta que o aprendizado na área escolhida tem sido muito grande. “Mesmo que no futuro eu não atue em Direito, é algo que eu faria de novo, pois foi um divisor de águas em minha vida. Atualmente, eu estou estagiando em um escritório e gostando muito, porque vejo o funcionamento da área na prática. Para quem sonha em ingressar na faculdade, a dica que eu dou é correr atrás do sonho, tentar e persistir se não conseguir de primeira. E se tiver a oportunidade de participar do IngreSSAr, participe”, incentiva.