A capital baiana já soma 391 novos espaços públicos de lazer requalificados, reconstruídos ou construídos pela Prefeitura desde 2021 até agora. A marca foi alcançada com as inaugurações das praças dos Amigos, em Doron, e Paulo José de Carvalho França, no Caminho das Árvores. O prefeito Bruno Reis visitou as localidades e falou da estratégia de transformar áreas que estavam degradadas em pontos de convívio para os cidadãos.
“Há mais de 40 anos os moradores daqui do Doron esperavam por uma praça como esta, e é por isso que estamos aqui: para trabalhar e ajudar a realizar sonhos. Vejam o quanto uma obra simples como essa, em que investimos R$500 mil, pode proporcionar tanta alegria. As pessoas agora vão ter um espaço de lazer, que será o principal daqui do bairro, para conversar e interagir umas com as outras, às noites, aos finais de semana”, destacou Bruno Reis.
A Praça dos Amigos fica situada na Rua Eugênio Ribeiro e foi construída num terreno que estava subutilizado e sem qualquer serventia para a comunidade. Agora, o local conta com parque infantil equipado com uma casa do Tarzan, um conjunto de amarelinha, uma gangorra e um cercado em tubo galvanizado. Além disso, é possível reunir os amigos para partidas de futmesa.
A estrutura também foi pensada para atender aos tutores de animais de estimação. Isso porque a praça conta com um cachorródromo composto por simuladores de exercício com paraciclos, túnel com manilhas e casa de cachorro. Já a academia de saúde, voltada para quem quiser manter a forma, possui simuladores de giro triplo, de remada sentada e de cavalgada.
Moradora do Doron há dois anos, Vânia Teixeira celebrou a nova conquista do bairro. “A gente precisava de uma praça dessa aqui. Tenho um filho pequeno e ele já definiu esse local aqui como parada obrigatória. Aqui antes era só mato, muito lixo, não tinha nenhum conforto. As crianças brincavam dentro das casas, agora há outra possibilidade de lazer”, comemorou.
Caminho das Árvores – Já no Caminho das Árvores, a Praça Paulo José de Carvalho França, situada na Rua Clarival do Prado Valadares, também se tornou referência para quem vive no entorno. A área de 447,67 m² tem dois conjuntos de mesas para jogos entre os mobiliários, assim como parque infantil com escorregadeira, balanço, gangorra e cercado em eucalipto; cachorródromo, academias de saúde e brancos pré-moldados. O investimento foi de R$ 155 mil.
“Essa praça era um compromisso antigo da nossa gestão, e o nome dela homenageia um comerciante desse bairro que há 22 anos morava aqui e que infelizmente nos deixou. Foi uma escolha da própria comunidade. Esta também é uma obra que, independentemente do tamanho, toca o coração das pessoas, proporcionando alegria e diversão”, ressaltou Bruno Reis.