O programa IngreSSAr realizará mais uma edição do Mega Aulão preparatório para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo sábado (28). O evento ocorrerá das 8h às 17h, no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, com uma expectativa de 5 mil jovens participantes. A iniciativa, totalmente gratuita, é promovida por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Para participar do aulão é preciso se cadastrar por meio do site do IngreSSAr (www.ingressar. salvador. ba.gov.br). Na ocasião, os inscritos participarão de uma revisão e receberão dicas de professores de renome, dos melhores cursos preparatórios de Salvador, sobre o Enem.
Segundo a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o programa IngreSSar tem o objetivo de fortalecer o aluno da rede pública de ensino para a ampla concorrência com outros jovens no mercado acadêmico. “Estamos realizando esse grande aulão, com vários professores, fazendo um movimento de fortalecimento desses jovens, mostrando que agora, na reta final, eles precisam estar ainda mais empenhados para garantir um excelente resultado”, afirma.
Professores – O aulão terá a presença dos seguintes professores: Bartilotti (geografia), Carlena Azevedo (biologia), Fininho (física), Fábio Oisiovici (química), Carol Silveira (redação), Renato (química), Mateus Lordêlo (matemática), Deco (biologia), Mário Roullet (física), Ricardo Carvalho (história), Isaac lago (filosofia), Xelão (geografia) e Helvis (redação).
No local haverá, ainda, expositores de instituições de ensino superior tirando dúvidas sobre cursos e processo de matrícula; de equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fazendo a aferição de pressão arterial e taxa de glicemia; representantes da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) com orientações sobre letramento racial; e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) com oferta de cursos de capacitação do Programa Geração SSA.
Atividades – O aulão será dividido em dois blocos e terá um intervalo para almoço e outro cultural para a exibição da peça teatral 5 Segundos. Para dar mais leveza ao dia de revisão, os inscritos participarão de alongamentos durante o intervalo.
Com texto e direção de Ricardo Carvalho, a peça teatral 5 Segundos terá como foco a arte e a educação e vai tratar da Era Vargas, Segunda Guerra Mundial, nazismo, intolerância e racismo, através do drama de dois soldados: um pracinha brasileiro da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e uma soldado da Weimarcth alemã, que se surpreendem no meio da zona de guerra na Itália de 1943.
Participantes – O IngreSSAr é um curso intensivo preparatório para o Enem e o vestibular. O programa visa oferecer a jovens pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social um curso municipal pré-Enem 100% gratuito, para viabilizar o acesso de estudantes ao ensino, revisão e dicas relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio, auxiliando-os a ingressar no ensino superior. Além de acesso às aulas com os melhores professores, os jovens têm direito a um auxílio para o transporte.
Podem participar do programa jovens entre 16 e 29 anos, moradores de Salvador ou residentes das regiões metropolitanas do munícipio, estudantes ou oriundos da rede pública de ensino da capital, beneficiários pelo programa Bolsa Família, que estejam cursando ou sejam egressos do 3º ano do ensino médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJÁ) na rede pública de ensino, ou, ainda, bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio, cadastrados no CadÚnico, que tenham renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo, conforme decreto nº 6.135 de 26 de julho de 2007.
Formato digital – O Programa IngreSSAr começou em 2018. Em 2021, devido ao contexto de pandemia, o programa passou por uma adaptação para o formato digital. Por esse motivo, foram disponibilizadas aulas de preparação para o Enem e o vestibular pela TV.
Em 2022, o IngreSSAr ocorreu novamente no formato presencial, beneficiando jovens com bolsas em cursinhos, que puderam escolher o local e turno de estudo. Ainda no ano passado, o aulão de revisão gratuito reuniu cerca de 800 estudantes no auditório anexo da Catedral Universal, na Avenida ACM. Neste ano, o aluno pôde escolher entre quatro cursinhos credenciados e três turnos de aula.