A Prefeitura de Salvador lançou a sua nova identidade visual, que será utilizada nas ações de cultura, turismo e lazer. A marca expressa um sentimento que é comum a todos que conhecem a capital baiana: o amor. Seja de turistas que escolhem a cidade para passear, de moradores que têm seus lugares, seus hábitos e seus costumes favoritos, ou dos servidores públicos que trabalham em prol do município todos os dias. O lançamento ocorreu durante o anúncio da grade de atrações do Festival Virada Salvador.
A marca foi atualizada para fazer jus ao novo momento que vive a capital baiana após a pandemia: destino mais procurado do Brasil pelos viajantes, desejada e querida pelos moradores, que têm valorizado cada vez mais as suas origens, e também por parte da gestão municipal, que tem realizado uma série de políticas públicas de valorização do patrimônio histórico e cultural, que é fundamental para a cidade.
Titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho explica o conceito por trás da mudança: “É uma marca que dialoga com o momento atual da cidade, de retomada do pós-pandemia. E também traz essa relação de amor que os soteropolitanos e os turistas têm por Salvador. Também representa a forma como todos nós, que vivemos aqui, trabalhamos pela cidade. Paixão por Salvador é o que une baianos, turistas, artistas, servidores, trabalhadores, empresários, enfim, todo mundo”, disse.
O prefeito Bruno Reis também falou da praticidade da nova marca: “Ela surgiu a partir das palavras e dos sentimentos das pessoas. A gente precisava de uma marca mais ‘instagramável’, digamos assim. A nossa marca ‘Salvador’ era muito extensa, então, quando o pessoal chegava do lado do painel, tinha que tirar foto com o celular deitado. E a galera gosta de tirar foto com o celular em pé. Então, ficava muito longe, a pessoa não conseguia ser vista direito. E essa nova marca tem o coração, que representa o nosso amor, o orgulho que temos dessa nova Salvador”, disse.
Renata Vidal, secretária de Comunicação (Secom) de Salvador, falou que a marca expressa um sentimento genuíno pela cidade. “A gente ficou muito feliz em lançar essa nova marca porque ela representa a paixão que o soteropolitano tem por Salvador, a paixão que qualquer pessoa que chega aqui e conhece Salvador passa a ter pela nossa cidade. Então a gente acredita que essa marca traz isso, representa isso, esse amor que todo mundo tem por Salvador”, afirmou.
Posicionamento – A identidade visual é simples e objetiva: traz o ‘SSA’, código internacional da aviação para a capital baiana, mas que, com o tempo, se tornou um jeito carinhoso de chamar Salvador entre os próprios soteropolitanos e amantes da cidade. E, além disso, o coração, símbolo universal do amor. A marca também aparece com o nome Salvador em extenso, com o coração fazendo a vez da letra V.
A nova marca difere da assinatura institucional da Prefeitura, pois será utilizada nas ações de cultura e turismo do município. “É uma identidade voltada mais para esse momento de lazer e de cultura. De posicionar Salvador como uma marca do trade de entretenimento e patrimônio cultural do mundo todo. E a gente entende que essa identidade visual para o planeta tem que estar mais ligada à paixão”, diz Pedro Tourinho.