Salvador iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na semana passada. Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para proteger cães e gatos, a ação contará ao longo do mês com postos itinerantes espalhados em locais estratégicos, drive-thru/pontos fixos da vacina em centros comerciais com grande circulação, além das 100 salas de vacina nos postos de saúde.
O foco da mobilização, que acontecerá até o dia 8 de setembro, é oportunizar e garantir o acesso à dose para evitar o contágio da raiva entre animais. A meta é imunizar 249 mil caninos e felinos a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.
“Montamos toda uma logística para que todos os bairros possam ser contemplados e que a vacina esteja próxima de quem mais precisa e, principalmente, dentro de um calendário democrático que contemplará os finais de semana e o dia D, previsto para 2 de setembro. Com isso, teremos tutores e protetores de animais estimulados. Sabemos como esses seres são cada vez mais integrantes fundamentais de inúmeras famílias soteropolitanas, então cuidar da saúde e bem-estar desses ‘anjos de quatro patas’ também é o nosso objetivo”, explica a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.
A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade para os seres humanos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato.
Pelo site www.saude.salvador.ba.gov.br as pessoas podem conferir os postos de saúde habilitados até o final da campanha, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Quem levar animal para o drive-thru, deve mantê-lo dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal que além do condutor do veículo tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação
Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais é aconselhável o uso de focinheira.