Na manhã desta segunda-feira (31), dezenas de tutores de cães e gatos estiveram presentes no Castramóvel instalado no estacionamento do Jardim Botânico de Salvador, na Avenida São Rafael, em São Marcos. A ação de castração gratuita dos bichos é promovida pela Diretoria de Bem-Estar e Promoção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), e segue no local até o dia 6 de setembro.
A moradora de São Marcos, Luciana Santana aproveitou a oportunidade para realizar o agendamento da castração da gata Lua. Ela ressalta que ter acesso ao serviço do Castramóvel é de grande ajuda em relação aos custos, e sugere que outros locais possam disponibilizar esse tipo de serviço gratuito. “O dinheiro hoje está escasso. Ter esse serviço ajuda muito em questão dos custos”, afirma.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, mediante agendamento a ser realizado pelo e-mail [email protected] ou [email protected]. No dia e local agendado atendimento, o responsável pelo animal deverá apresentar o RG, CPF, comprovante de residência de Salvador e Cartão SUS, além da carteira de vacinação antirrábica do animal atualizada em até 1 ano.
Também são distribuídas dez fichas por dia, para demanda espontânea. É importante que o pet esteja de 10 a 12 horas em jejum, podendo ingerir apenas água durante este tempo.
Além do atendimento no Jardim Botânico, outra unidade do Castramóvel está disponível para receber animais no Estacionamento do Shopping da Bahia. O atendimento no local está previsto para ser realizado até o dia 1° de setembro.
De acordo com a Dipa, no período de janeiro a 30 de junho deste ano, mais de 10.095 cães e gatos passaram pela cirurgia nas unidades do Castramóvel. “A castração, além de ser a forma mais efetiva de controle populacional, ajuda a prevenir diversas doenças, entre elas o câncer”, ressalta a diretora da Dipa, Michelle Holanda.