O ano de 2023 celebra o cinquentenário do Programa Nacional de Imunizações. Na esteira das celebrações, no último dia 1º de julho foi lembrado o Dia da Vacina BCG, data que ressalta a relevância da vacina na proteção contra a tuberculose.
A subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, enfatizou a importância da aplicação do imunizante para prevenir as formas graves da doença – o ideal é receber a dose nos primeiros dias de vida. A tuberculose pode afetar diferentes partes do corpo, como pulmões, ossos, rins e meninges, e pode levar o indivíduo à morte.
“É importante destacar que a vacina BCG é oferecida gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações e desempenha um papel fundamental na saúde pública. Ao valorizar a vacinação, podemos proporcionar uma vida saudável, longeva e com qualidade, além de evitar sequelas decorrentes de doenças graves”, ressaltou Doiane.
Durante 2022, 25.693 crianças foram vacinadas contra a BCG. Já no primeiro semestre deste ano, 13.716 já receberam o imunizante. A lista dos postos municipais que aplicam a vacina pode ser encontrada no site www.saude.salvador.ba.gov.br.
Quem pode tomar – A BCG faz parte do Calendário Básico de Vacinação e deve ser aplicada logo ao nascer, preferencialmente na maternidade, ou na primeira visita a uma unidade de saúde. Pode ser aplicada em crianças até 4 anos 11 meses e 29 dias.
O imunizante, desenvolvido em 1921, é composta pelo bacilo de Calmette-Guérin, em homenagem aos médicos responsáveis por seu desenvolvimento. A sigla BCG refere-se a essa combinação específica.