Cerca de 400 alunos do curso de Qualificação Empreendedora para Microempreendedores Individuais (MEI), do Programa Empreenda Salvador, receberam os certificados de conclusão da atividade acadêmica, no auditório Boca de Brasa da Escola Municipal Subúrbio 360, em Coutos. O projeto foi realizado através de uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e beneficiou um total de 1.004 pessoas.
Dentre as alunas certificadas está a autônoma Zélia Lima, de 26 anos, moradora do bairro da Nova Constituinte, para quem a capacitação vai aperfeiçoar ainda mais sua prestação de serviço. “Após essa capacitação eu me sinto muito mais segura para lidar com o mercado de vendas. Foi uma oportunidade de aprendizado muito boa, que vai me auxiliar a expandir e aperfeiçoar meus negócios”, conta a profissional.
A jovem Caroline Queiroz, atualmente desempregada, considera a qualificação profissional como fundamental para sua inserção no mercado de trabalho. “Atualmente estou desempregada mas, enquanto o emprego não chega, eu abraço as oportunidades que tenho de me qualificar e me preparar para o mercado. Acho que aprender sobre assuntos diversos é um diferencial muito importante e que vai contribuir muito na hora da seleção para emprego”, explica a jovem.
De acordo com Mila Paes, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, a adesão ao curso revela a crescente procura do soteropolitano pela profissionalização. “O curso teve uma grande adesão e engajamento, o que mostra que as pessoas estão buscando cada vez mais as formações empreendedoras na cidade. Estão sendo certificadas 75% das pessoas que se inscreveram no curso, um número que reforça ainda mais esse crescimento, o que é motivo para comemorar”, revela a gestora.
Cerca de 90% do público participante da capacitação é feminino. O projeto foi direcionado aos beneficiários do programa federal Bolsa Família, visando promover a formação e qualificação dos cidadãos, nos diversos setores da economia, com foco no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
Durante o curso, que possui carga horária de 160 horas, os alunos aprenderam sobre temas como o custo e formação de preços de produtos e serviços, a relação com os clientes e uso de Redes Sociais, bem como a forma adequada de abrir um negócio e como negociar bem. A capacitação contou ainda com a participação da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que disponibilizou salas da rede de ensino municipal, onde as aulas aconteceram.