Neste mês de maio, a Transalvador, em parceria com alguns shoppings da capital baiana, está exibindo nos cinemas um trailer educativo que chama atenção para a consciência de motociclistas no trânsito. A iniciativa faz parte da programação do órgão para o Maio Amarelo – mês internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito no Brasil.
A produção audiovisual está sendo exibida antes dos filmes nas salas de cinema dos shoppings da Bahia, Barra e Paralela, além dos circuitos de cinema Sala de Arte no Shopping Paseo, Cinema da Ufba e Museu de Arte Moderna (MAM).
“Mesmo a mensagem sendo transmitida num ambiente de histórias ficcionais, queremos alertar aos telespectadores que podemos mudar a realidade no trânsito se adotarmos posturas adequadas nas ruas. No mundo real, nada de andar velozes e furiosos. A construção da segurança viária requer responsabilidade e respeito às regras de trânsito”, afirma Décio Martins, superintendente de trânsito de Salvador.
Na semana passada, por exemplo, Jaqueline Ferreira, de 30 anos, estava na sala UCI Orient do Shopping da Bahia. A agente de viagens disse ter ficado surpresa com a exibição de um trailer totalmente diferente do que tem visto quando vai aos cinemas, mas reforçou a importância da exibição da produção.
“Não sou motociclista, mas sou acompanhante de garupa. Acho importante sinalizar e lembrar da importância de se transitar de forma segura, tanto com carro, como de moto, principalmente esse último que são mais vulneráveis. Tem que utilizar de todos os mecanismos para lembrar dessa conscientização. Todos estão de parabéns”.
Para o motociclista e entregador por aplicativo João Pedro Silva, de 25 anos, a exibição do trailer se faz necessária para que mais motociclistas possam aderir uma melhor conscientização no trânsito. “Muito importante a divulgação desse tipo de campanha de conscientização, principalmente se tratando de motociclistas. Sou motociclista há cinco anos e a cada dia que passa, vejo mais imprudência e velocidade que, somados, podem ter consequências gravíssimas, não só para o condutor, como para todo o trânsito”, disse.
Trailer – O vídeo de 30 segundos, mostra uma imagem da aceleração contínua do velocímetro de uma moto, seguido de imagens, onde mostra exemplos de possíveis acontecimentos que podem ser causados por um acidente devido ao excesso de velocidade no trânsito.
Ações – Até o fim deste mês, a Transalvador tem realizado ações e campanhas, a fim de alertar sobre a importância da adoção de condutas responsáveis no trânsito para condutores, motociclistas, motoristas e pedestres. Estão sendo promovidos cursos, palestras, ações educativas nas escolas, circuito infantil de bike e campanhas de mídia.