Transporte oficial do Carnaval, o Expresso Salvador trouxe para este ano uma novidade para seus foliões: a possibilidade de adquirir os bilhetes por aplicativo, sem precisar sair de casa. Além dos balcões presenciais, instalados nos shoppings Salvador, Salvador Norte e Paralela, será possível adquirir o bilhete de forma virtual através do aplicativo Kim. O app já opera em Salvador na venda de bilhetes do sistema de transporte regular, e, neste ano, irá incluir o Expresso Salvador, que irá circular entre amanhã (16) e 21 de fevereiro, durante a folia momesca.
Os usuários que possuem o cartão do Expresso podem recarregar pelo aplicativo. Basta baixar o KIM na loja de aplicativos do smartphone – o app está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play – e fazer o cadastro. Depois é só abrir a aba Expresso Salvador e fazer o pagamento dos créditos desejados. O valor será o mesmo praticado nos balcões presenciais, R$15 por trecho, ida ou volta, além da taxa de serviço de 10% cobrada pelo aplicativo.
Quem tem um cartão adquirido em anos anteriores, não precisará adquirir um novo para este ano. Basta recarregar com o valor correspondente ao que será utilizado. O procedimento é o mesmo para carregar os cartões de transporte da cidade. Basta digitar o número do cartão, escolher o valor do crédito e realizar o pagamento. O saldo da recarga estará disponível em até 2h para utilização.
“Esta é uma forma de dar mais conforto ao usuário, permitindo que ele faça sua recarga em qualquer lugar, a qualquer momento, sem que precise se deslocar para um dos postos presenciais”, afirmou o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller.
QR Code – Outra novidade para este ano é a possibilidade de pagar o transporte por meio de um QR Code. O código ainda é novidade no transporte de Salvador e será utilizado pela primeira vez durante o Carnaval.
“Este é um projeto piloto que em breve será ampliado para o sistema de ônibus e BRT de Salvador”, explicou o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller. O pagamento via código já vem sendo estudado para implantação no transporte da cidade e durante o carnaval os foliões do Expresso poderão utilizar a novidade.
Os bilhetes podem ser adquiridos também através do aplicativo de recargas KIM, que irá gerar um QR Code para ser utilizado no embarque do Expresso durante o Carnaval. Para gerar o código, o usuário deverá abrir a aba Expresso Salvador e fazer o pagamento via Pix dos créditos desejados. O valor será o mesmo, R$15 por trecho, ida ou volta, além da taxa de serviço de 10% cobrada pelo aplicativo.
Após realizar o pagamento, o usuário deverá escolher a linha desejada para que seja gerado o QR Code, que terá validade de 30 horas. Caso o código seja gerado antes deste prazo, os créditos retornam para a carteira do usuário, que deverá gerar um novo código ao usar o serviço.
Para embarcar, basta selecionar a opção de pagar com QR Code na tela do validador, mostrar o código gerado pelo celular e passar pela catraca. É importante também que o usuário fique atento à escolha correta da linha que será utilizada, pois o código não poderá ser utilizado em uma linha distinta.
“A venda dos bilhetes pelo aplicativo é uma forma de facilitar o acesso ao Expresso ao usuário que, por qualquer motivo, não possa se dirigir aos postos presenciais”, afirmou o secretário. “Até mesmo turistas que estejam a caminho de Salvador para curtir a folia podem garantir seus bilhetes do Expresso de forma rápida e segura, se dirigindo ao local de embarque apenas no momento de ir para o seu destino”, destacou Muller.
Expresso – As vendas dos bilhetes para o Expresso Salvador deste ano estão abertas desde o último dia 25 de janeiro nos postos de atendimento presenciais, que funcionam diariamente no horário de atendimento dos shoppings. A partir do dia 16, o funcionamento será das 12h às 23h. O estacionamento nos shoppings está incluso tanto para quem comprar o bilhete nos postos presenciais quanto pelo aplicativo KIM.
O Expresso irá funcionar entre a quinta-feira de Carnaval (16) até a terça-feira (21), das 13h às 6h do dia seguinte, com saídas previstas a cada 20 minutos. O embarque será realizado em um ponto de ônibus especialmente instalado ao lado de cada shopping, enquanto o desembarque poderá ser feito de acordo com a linha escolhida pelo usuário.
Este ano, cinco linhas farão o translado dos foliões. São elas Salvador Shopping x Ondina, Salvador Shopping x Barra, Salvador Norte Shopping x Barra, Salvador Norte Shopping x Ondina e Shopping Paralela x Barra. Os pontos de desembarque serão instalados em locais estratégicos, próximo aos principais pontos do circuito.
Na Barra, o ponto ficará localizado próximo ao Victoria Center; em Ondina, próximo ao antigo Colégio Isba; e na Avenida Anita Garibaldi, próximo do Instituto de Geociências da Ufba. Além disso, o folião não precisa retornar na mesma linha de ida, podendo optar pela melhor forma de ir e voltar da folia.