A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue com a estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador nesta terça-feira (17), das 8h às 16h. Será retomada a aplicação da vacina Coronavac, após o envio de 6 mil doses do imunizante. Com isso, serão disponibilizadas as primeiras e segundas doses para crianças de 3 e 4 anos, além de 2ª dose para adultos que iniciaram o esquema com Coronavac. Para ter acesso à dose, é necessário ter o nome na lista da SMS, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .
Também acontece a aplicação da 5ª dose de reforço, exclusivamente, para pessoas imussuprimidas com 18 anos ou mais, inclusive, gestantes e puérperas com esta condição clínica elencadas na Nota 221/2022. Ainda para o grupo de imunossuprimidos, a 4ª dose está sendo oferecida para pessoas com 12 anos ou mais. Nos dois casos, a aplicação será realizada nos cidadãos que tiverem o nome na lista do site da SMS.
A mobilização contempla também a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema “Liberou Geral”, mesmo residindo fora de Salvador. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia. Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir na capital baiana e ter o nome na lista do site da SMS.
A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, seguindo a orientação da Nota Técnica nº 177/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS que estabelece que todos os indivíduos que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos de idade estão orientados a receber um segundo reforço e, todos os indivíduos de 40 anos e mais, estão orientados a receber um terceiro reforço.
Pfizer Baby e pediátrica – Segue temporariamente suspensa a oferta da Pfizer Baby (6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias) e da Pfizer Ped (crianças de 5 a 11 anos) com ou sem comorbidades. A SMS aguarda o envio de novas doses para retomar a estratégia.