Inaugurado em 4 de abril de 2018, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) vem se consolidando como uma importante ferramenta de atendimento à saúde da população na capital baiana. Até o final de 2022, a unidade efetivou mais 800 mil procedimentos, sendo 137 mil consultas ambulatoriais, 203 mil atendimentos de urgências e emergências, mais de 22 mil cirurgias, 45 mil internações e 480 mil exames de imagem.
A ala emergencial da unidade é responsável por aproximadamente 85% das regulações ocorridas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além disso, como uma maneira de desafogar o sistema de saúde, a rede municipal vem realizando no hospital, desde maio, o mutirão de cirurgias eletivas, que não são consideradas de urgência, totalizando até agora mais de 950 intervenções.
Em seus mais de quatro anos de funcionamento, o hospital realizou mais de 620 mil atendimentos, entre consultas, procedimentos e cirurgias mais complexas. Administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia e contando com mais de 1,2 mil colaboradores em sua estrutura, o HMS é uma das duas únicas unidades públicas do estado que obtiveram a certificação nacional de qualidade, através de sua eficiência administrativa, que se consolida como referência no tratamento de doenças de alta complexidade e na produção e difusão de conhecimento nos campos do ensino, pesquisa, assistência e inovação.
O HMS oferece os procedimentos a pacientes adultos e crianças vítimas de traumas, portadores de patologias agudas e crônicas agudizadas, a exemplo da obesidade. O secretário municipal da saúde, Decio Martins, destaca que o equipamento é visto como modelo para outros municípios e estados, por conta de sua otimização no atendimento, segurança e confiabilidade nos procedimentos e gestão bem avaliada pelos funcionários e pacientes.
Impacto – “Temos no Hospital Municipal uma base imprescindível para o nosso sistema. Com ele, o processo de regulação para assistências mais complexas acontece de maneira muito mais rápida. A forma que é ofertada o serviço no hospital demonstra que as equipes que ali trabalham são as mais capacitadas para tais funções, tendo o aparato tecnológico de ponta como grande apoio para a realização destes atendimentos, que acontecem todos os dias. Este balanço positivo só afirma que o HMS oferece o que há de melhor para nossos usuários soteropolitanos do SUS”, afirma.
A autônoma Maria Tainá Silva Brito, de 29 anos, foi uma das pacientes da unidade este ano. Ela realizou uma cirurgia bariátrica para reduzir o peso, então com 133 quilos. Em três meses, conseguiu perder 30 quilos e contou que isso tem impactado de forma positiva em sua vida. Ela aproveitou para agradecer pela excelência da equipe, desde o primeiro atendimento, até o acompanhamento pós-operatório.
“Realizei todos os exames e procedimentos no hospital. É maravilhoso você saber que a rede municipal de saúde disponibiliza de um serviço deste, e o melhor, de forma gratuita”.
Projetos – O HMS também desenvolve projetos para proporcionar bem-estar e rápida recuperação aos pacientes. Duas das ações são o “Passeios que Curam”, que levam pacientes para áreas externas ao hospital, e o “Dia do Desejo”, que oferece um prato especial escolhido pelo próprio paciente, uma vez por mês, preparado pela equipe de nutrição da unidade hospitalar. Além disso, também foi adotada pela instituição a terapia assistida por animais (TAA), com a presença de um cão terapeuta para pacientes adultos e pediátricos em internamento.