A quarta etapa das obras de requalificação nas imediações do Farol de Itapuã foi entregue pelo prefeito Bruno Reis. A intervenção abrangeu 400 metros de extensão entre as Ruas da Música e da Prosa, proporcionando à população da cidade um ambiente com mais infraestrutura para o lazer, além de valorizar uma área que estava degradada. O investimento foi de R$ 1,5 milhão.
O prefeito ressaltou que a intenção é de que toda a extensão de orla de Salvador, desde a parte atlântica até a Baía de Todos-os-Santos, esteja 100% requalificada até o fim de 2024. “Investir em trecho de orla serve para a gente usar e, também, ter a capacidade de atrair visitantes e turistas, movimentando a economia, gerando emprego e renda para a cidade e ajudar a consolidar Salvador como líder no destino turístico do Brasil”, afirmou Bruno Reis.
O projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), compreendeu a continuidade do calçadão já implantado nas etapas anteriores, acompanhando o trecho de orla, instalação do piso intertravado e o tratamento das áreas públicas que se constituem em acessos entre as ruas do Teatro, da Poesia, do Romance, dos Versos e da Prosa, para a área de praia.
Além disso, foi instalada iluminação pública em LED, passeios e meio-fio em granito, paisagismo e sistema de drenagem das vias. Em apoio à atividade pesqueira desenvolvida na região, foi implantada uma estrutura de suporte para abrigar cerca de 30 barcos.
O trecho no qual ocorreu a quarta etapa da requalificação do Farol de Itapuã é predominantemente residencial, sendo a praia bastante frequentada por banhistas e utilizada para atividades esportivas. A iniciativa foi amplamente debatida com a comunidade antes da execução da obra que, além de promover urbanização, preservou as belezas naturais de todo o entorno. A intervenção, portanto, beneficia desde o soteropolitano até o visitante que vai a Itapuã para curtir o turismo de sol e mar.
“Para a gente é uma ação importantíssima, pois, além de embelezar o bairro, atrai pessoas novas. Foi um projeto no qual a comunidade participou e, realmente, aqui estava precisando de uma reforma. A Prefeitura está de parabéns”, declarou Gilvana Justiniano, moradora da localidade há 15 anos.